Circula nas redes sociais mais uma notícia falsa (fake news) sobre caso confirmado de coronavírus em Camaçari. Um morador do município publicou em seu perfil do Facebook que ele seria um caso confirmado e que não estaria nos dados estatísticos divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e nem pelo município. Contudo, a Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) informa que a publicação não passa de mais uma informação infundada, que só causa incerteza e pânico na população.

Ainda segundo a Sesau, o autor da fake news não está registrado nem como caso suspeito no sistema da Coordenação Epidemiológica de Camaçari e nem do Estado, pois até então não passou por uma unidade de saúde. “A atitude dele foi muito irresponsável, pois coloca a população em pânico desnecessário. Hoje pela manhã nossa equipe manteve contato e o orientou a procurar uma unidade de saúde para passar por avaliação clínica e ser enquadrado, ou não, como caso suspeito para posterior realização do exame laboratorial”, explica Ana Paula Nogueira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Camaçari.

Em conversa com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Covepi), o autor da publicação falsa, alega ser um caso positivo pelo fato de ter retornado de São Paulo recentemente com uma amiga, que está morando com ele, e está como caso suspeito. “A amiga dele foi confirmada como caso suspeito hoje pela manhã e já foi feita a coleta da amostra para exame laboratorial. Contudo, não há resultado de exame. Isso não justifica a atitude dele se autodecretar como portador do coronavírus”, ressalta Ana Paula.

O secretário da Saúde, Elias Natan, pede mais uma vez a população que não compartilhe notícias falsas. “Todos os dias estamos divulgando nosso boletim epidemiológico da forma mais transparente possível para passar confiança e tranquilidade à população. Estamos trabalhando quase que 24h por dia neste enfrentamento a Covid-19. Por isso, peço mais uma vez que não compartilhem notícias falsas. Em caso de orientações sobre o coronavírus em Camaçari as pessoas podem acompanhar todas as informações oficiais em nossas redes sociais e no site da prefeitura”.

0 0 votos
Article Rating