A fim de verificar o andamento dos cursos profissionalizantes do Projeto Qualifica Camaçari, a titular da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Reni Oliveira, visitou, nesta sexta-feira (26/7), as turmas de auxiliar de operações logísticas e de assistente de produção, cujas aulas acontecem, respectivamente, na Associação de Moradores do Parque das Mangabas, e no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat), ambos na sede.
Na oportunidade, a gestora pontuou que, “fazemos questão de acompanhar esse processo, para ver se está tudo correndo dentro do cronograma estabelecido, e como as turmas estão se desempenho, pois isso nos ajuda a melhorar cada vez mais o serviço que ofertamos para a população”, disse.
No Ciat, a professora Magali Pascoalino fez uma avaliação positiva do grupo de alunos. “Essa turma de assistente de produção é excelente. Eles têm muitos sonhos, são empenhados, e todos estão aqui porque realmente acreditam numa oportunidade de aprendizado, numa possibilidade de entrar no mercado de trabalho. E, com certeza, vão sair daqui muito bem preparados”, falou.
Para Tanúsia Silva, 39 anos, que reside no bairro Gleba B, a capacitação chegou em um bom momento. “Foi uma porta que se abriu para mim, para eu buscar novos horizontes. Aprendi muito e sigo aprendendo. Os professores são excelentes, eu estou amando”, afirmou.
A moradora do bairro Nova Vitória, Aline Ferreira, 39 anos, disse que vê a oportunidade de participar do curso como uma luz no fim do túnel. “Após a conclusão dessa qualificação, as minhas chances de entrar no mercado de trabalho vão aumentar bastante”.
Na Associação de Moradores do Parque das Mangabas, a dona de casa Joice Oliveira, 33 anos, também falou da experiência. “Depois que virei mãe, tive a necessidade de ficar um tempo sem trabalhar e agora, com esse curso, estou vendo uma possibilidade de ingressar novamente no mercado de trabalho. A área de auxiliar de operações logísticas é boa e requisitada pelas empresas. Sem falar que o curso tem qualidade e credibilidade”, concluiu.
Promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Sedes, nessa nova etapa do Projeto Qualifica Camaçari estão sendo realizadas quatro qualificações. Além de auxiliar de operações logística e assistente de produção, na sede; na costa acontecem os cursos de produção de doces finos e iniciação na fabricação de pizzas. No total, 80 munícipes estão sendo beneficiados.
O Qualifica Camaçari é resultado de uma parceria entre a Sedes e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A iniciativa tem a finalidade de proporcionar capacitação e atualização para o mercado de trabalho, além de fomentar a independência financeira das pessoas frequentadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), bem como as beneficiárias do CadÚnico.
Foto: Arquivo/PMC
Fonte: Prefeitura Municipal de Camaçari