Quantidade de famílias incluídas no Programa de Acolhimento pode aumentar

 

Cerca de quatro mil famílias de São Francisco do Conde com renda per capita abaixo de meio salário mínimo são beneficiadas pelo Programa de Acolhimento Social – PAS, implantado no atual governo.

O programa inclui uma ajuda financeira de R$ 436,00 (equivalente a 80% do salário mínimo) e ações de atenção de saúde e à educação.

Dentro de dois meses a quantidade de famílias atendidas pelo PAS deve aumentar.

Este foi o prazo dado pela prefeita Rilza Valentim para que sua equipe realize os estudos jurídicos que assegurem a inclusão de famílias notadamente carentes

que não tenham filhos, de idosos que não contem com remuneração e de mulheres que não possuam condição de manutenção sozinhas.

Falando para cerca de 300 mães no distrito de Socorro, como parte do Ciclo de Palestras do PAS, a prefeita de São Francisco do Conde pediu também o apoio dos vereadores, “porque este é um projeto que contempla a população que mais precisa e eu sei que também é preocupação dos vereadores.

Segundo Rilza Valentim, a meta é melhorar cada vez mais o programa, ampliando os seus benefícios: “Pois quanto mais a gente fizer pelo povo ainda é pouco, pois esse povo merece”.

O Ciclo de Palestras do PAS, que acontece na sede e nos distritos, tem como objetivo orientar as famílias participantes sobre planejamento financeiro doméstico e de como gastar melhor o benefício recebido.

No Socorro o tema foi abordado em forma de esquete, apresentada pelo grupo teatral Enfoque.

O PAS atua, principalmente, em três vertentes: como ajuda financeira enquanto não ocorre mudança na condição financeira da família beneficiada; como estímulo à freqüência escolar e aos cuidados com a higiene e a saúde, especialmente das crianças: e fortalece a economia local, ao injetar cerca deR$ 2 milhõesno comércio.

Ao incluir educação, saúde e incentivos à economia do município, o PAS torna-se, mais do que um programa de transferência de renda, em instrumento de desenvolvimento humano e de mobilidade social.

* Release