A cidade do Rio de Janeiro registrou, neste sábado (16), sensação térmica recorde de 60,1ºC. Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura carioca, o registro foi feito na Estação Meteorológica de Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense, às 10h20.
O recorde anterior da cidade havia sido registrado na mesma estação, em 18 de novembro do ano passado (59,7ºC). A sensação térmica leva em consideração não apenas a temperatura, mas também a umidade relativa do ar.
Uma associação de temperaturas elevadas e alta umidade gera aumento da sensação térmica. A prefeitura da cidade recomendou que as pessoas se hidratem e evitem exposição prolongada ao sol, porém a dica vale para demais regiões do país que passam por uma forte onda de calor, como Salvador e Região Metropolitana.
LEIA TAMBÉM:
Fã de Taylor Swift morreu por conta de calor no Rio
Uma fã acabou morrendo durante o show da cantora norte-americana Taylor Swift, no dia 17 de novembro, no Estádio Nilton Santos – mais conhecido como Engenhão – no Rio de Janeiro. Ana Clara Benevides, de 23 anos, acabou desmaiando e teve uma parada cardiorrespiratória, desencadeando sua morte.
A vítima era natural do estado de Mato Grosso e foi ao Rio somente para acompanhar o primeiro show da turnê de sua cantora preferida em território brasileiro. Segundo amigos que estavam no momento com ela, Ana acabou passando mal logo no início do show, na segunda música, e acabou desmaiando.
Ela precisou ser reanimada por socorristas que estavam no estádio e imediatamente levada para o Hospital Municipal Salgado Filho, onde não resistiu e morreu. “Eu simplesmente não consigo acreditar que você não está mais aqui. Não consigo aceitar isso”, escreveu Thiago Benevides, amigo da garota, em seu perfil no Twitter.
Ana Clara pode ter passado mal por conta da forte onda de calor que atinge o Brasil e, principalmente dentro do estádio durante o show, a sensação térmica chegava a 60ºC, número assustador para um evento noturno em um espaço consideravelmente aberto. Segundo informações iniciais, mais de mil pessoas desmaiaram no show, pelo mesmo motivo.