O presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Oziel Araújo (PSDB), concedeu uma entrevista exclusiva ao radialista e apresentador Roque Santos, hoje (15), no programa Bahia no Ar.

O tucano falou sobre a abertura dos trabalhos do primeiro período legislativo do ano, que começa amanhã (16), às 9h, a decisão da justiça em autorizar a reabertura do Centro Comercial, o sistema de transporte municipal, Cidade do Saber, relação com a oposição na Casa Legislativa e o executivo municipal, além das eleições em 2018.

Durante a entrevista, discretamente, Oziel mandou recado ao prefeito Antonio Elinaldo (DEM) sobre a ocupação de espaço no governo. Segundo o presidente da Câmara, quem ajudou a ganhar a eleição deve ser prestigiado e participar do governo.

A decisão de Elinaldo em retardar até abril a acomodação de aliados na Prefeitura, tem desagrado setores que apoiaram o democrata, apesar da “paciência” de alguns.

Confira as duas perguntas e respostas na íntegra sobre o assunto.

Roque SantosComo está sendo essa relação legislativo, executivo, eu soube, sei que tem muitas cobranças, início de governo, o pessoal cobra, vereador querendo espaço, o senhor como presidente ali liderando, como está sendo essa convivência com o executivo?

Oziel Araújo – Esse é o grande problema, a cidade quer serviço, as pessoas querem emprego e os vereadores querem também o reconhecimento pelo trabalho desempenhado para a construção desse governo, não só os vereadores, como muitas vezes pessoas que participaram ao longo da campanha se sentem legitimadas em querer participar do governo. Do outro lado tem o prefeito que tem a leitura real das possibilidades, o fato é que ele não vai conseguir agradar a todo mundo, o melhor que foi Jesus Cristo não conseguiu agradar a todo mundo. E o que é interessante é que a cidade de fato ela se sinta governada, ela se sinta cuidada, então, eu tenho recebido no meu gabinete os colegas e temos conversado bastante, mas eu estou gostando da postura de respeito e paciência que todos tem tido com essa questão espaço. Isso irá acontecer, eu tenho certeza que Elinaldo, por ter sido, inclusive, vereador por dois mandatos ele tem consciência da necessidade que se tem de prestigiar todos que construíram o governo que hoje ele lidera e no momento certo isso pode acontecer, agora, o momento certo para mim, nem sempre é o momento certo para aquele que entende que tem direito de participar ou que necessita e a gente também tem que respeitar.

Roque SantosNo governo de Caetano, também no governo de Ademar, as secretarias eram divididas entre vereadores, eu sei que tinha deputados donos de secretarias, isso era uma coisa muito clara em Camaçari, chegou, por exemplo, a vereador se licenciar da secretaria e indicar irmã e esposa para assumir cargos. Me parece que Elinaldo queria mudar isso, hoje o senhor enquanto presidente da Câmara, o senhor acha que ele conseguiu mudar, hoje ainda existe vereador dono de secretaria no município de Camaçari?

Oziel Araújo – Eu não diria dono, nós temos hoje dois vereadores que estão a frente de duas secretarias, Elias Natan e Falcão, foram os vereadores convocados para essa missão, esse desafio, mas eles ainda não tem a estrutura diretamente relacionada a uma equipe de pessoas ligadas a eles. Eu vejo na política nacional e internacional a questão da participação de grupos políticos na gestão de forma muito natural, eu acho que quem ajuda a disputar uma eleição, ganha a eleição, é o grupo que irá governar, esse grupo pela nossa legislação brasileira ele está dividido em partidos e o que vai acontecer é que partidos vão acabar ocupando pelas pessoas que estão nos partidos, isso acontece no Brasil inteiro e fora do Brasil. Agora, recentemente, nos Estados Unidos que ganhou foi o Donald Trump, quem vai governar são as pessoas que pertencem aquele grupo, sejam eles partidários ou não partidários, mas é o Partido Republicano que estará a frente do governo do Estados Unidos nos próximos anos, isso é para qualquer lugar. Elinaldo chegou com a vontade de mudar, não sei se ele persiste na vontade de mudar, mas o próprio prefeito ACM Neto em Salvador não chegue essa regra, porque é muito complicado de se segui-la, eu espero que Elinaldo ele possa administrar essa situação e se ele perceber que de fato não tem condição de se mudar, a vezes a gente tem ideias, você tem ideias, a gente observa que tem ideia que aparentemente ela é muita boa, mas ela acaba não se aplicando, recua, e vem para regra que tem funcionado, porque tenho certeza se isso servir melhor à cidade todo mundo vai ficar contente.

Escute aqui a entrevista completa.

 

0 0 votos
Article Rating