A apresentação de volta às aulas em Camaçari foi realizada na manhã desta quarta-feira (7) para o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) e conduzida pela secretária da Educação, Neurilene Martins. O prefeito destacou a decisão de gestão, que sempre colocou a educação como prioridade.
“Vamos entregar aos nossos alunos, os kits escolares, para o ensino infantil, anos iniciais e finais, e jovens e adultos. Mesmo com a pandemia, entregamos também tênis, farda e mochila, 35 mil Vales Merenda, a cada mês, e vamos continuar entregando enquanto durar a pandemia. Quero tranquilizar todos os pais e alunos, finalizamos o ano letivo de 2020 e estamos preparados para iniciar o de 2021”, disse o democrata.
“Nesse momento, a gente faz esse anúncio do Volta às Aulas, destacando o eixo da entrega de suprimentos. Serão entregues também, os kits individuais a todos os estudantes e toda a parte do material didático, com os livros do Aprova Brasil, de língua portuguesa e matemática; os livros de apoio à alfabetização, do Programa Educar pra Valer; além de todo o material que está sendo elaborado pelos Comitês Escolares”, afirmou a secretária da Educação, Neurilene Martins. Ela ainda falou sobre o calendário letivo de 2021, que terá o início das aulas de forma remota a partir da próxima segunda-feira (12/4) e serão encerradas em dezembro.
A equipe da Secretaria da Educação (Seduc) apresentou diversas ações de acordo com os segmentos. Como de infraestrutura, que tratou sobre a manutenção geral das unidades escolares para início do ano letivo, que das 102 escolas, 80 estão finalizadas e 22 em atendimento; obras de adequação em unidades interditadas; a retomada das obras das seis creches; e instalação de lavatórios em todas as escolas.
Na matrícula, o destaque foi para os aumentos dos números em 10% na pré-escola, 20% no 1º ano e 10% no 8º ano, e da busca ativa em tempo real. Ainda foi citada, a implementação das medidas de segurança sanitária em ambientes escolares, como de infraestrutura, aquisição de materiais higiênicos, limpeza e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e escalonamento de profissionais.
Além da Jornada Pedagógica, que acontece em três etapas, com o tema Reinvenções de si e da escola em tempos de pandemia: histórias que narram a condição humana de “esperançar”. O planejamento estratégico é com ênfase no fortalecimento dos Comitês de Governança do Projeto Mais e Melhor Educação: em Casa, narrativas docentes e discentes, gestão da aprendizagem, interação com as famílias, dentre outros.
Resumindo não irá abrir as escolas.?
Quanto descaso com nossa educação
Tenho vergonha dessa Bahia.