Para dar início à reabertura gradual das praias de Salvador, programada para a segunda-feira (21/9), Guarda Civil Municipal (GCM) montou um esquema especial de fiscalização.

Segundo a GCM, a operação se estende por 50km de orla, visando monitorar o cumprimento dos protocolos fixados pela Prefeitura para garantir a segurança sanitária dos banhistas, tendo em vista que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ainda é uma realidade e o vírus segue circulando.

As praias soteropolitanas estavam fechadas há cerca de seis meses como uma das ações municipais contra a disseminação da Covid-19 na região.

Com exceção das praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Itapuã e Amaralina, que só irão reabrir para o público de terça a sexta-feira, e as do Porto da Barra, Buracão e Paciência (as duas últimas situadas no Rio Vermelho), que ainda permanecem fechadas, as demais podem receber normalmente os banhistas sempre de segunda a sexta. O uso nos finais de semana e feriados permanece proibido para todas elas.

Na lista das normas sanitárias determinadas pelo protocolo setorial, estão: o uso obrigatório de máscara (só pode tirar no momento do banho) e a proibição da utilização de cadeiras, sombreiros, caixas térmicas, instrumentos musicais e equipamentos sonoros, bem como a comercialização de produtos.

O distanciamento social entre os frequentadores deve ser 1,5m. No momento do banho, essa distância deve ser de 2m.

No caso da prática de atividades esportivas, elas estão liberadas de maneira individual ou em dupla (as que envolvam mais pessoas e/ou provoquem contato físico, a exemplo do tradicional “baba”, estão proibidas).

O protocolo destaca que não será permitido nenhum tipo de atividade que gere aglomeração, como por exemplo piqueniques, luaus e demais eventos.

0 0 votos
Article Rating