Durante a apresentação do Plano Estratégico para a reabertura parcial das atividades econômicas em Camaçari, realizada na tarde desta segunda-feira (22), o Bahia No Ar ouviu diversas entidades e associações que atuam em consonância com os comerciantes da cidade. Entre elas, está o Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região (Sicomércio Camaçari).
Inicialmente, a representante do sindicato, Juranildes Araújo, parabenizou a gestão municipal pela ação.
“Eu queria parabenizar o prefeito [Elinaldo Araújo] por essa ação, e até também ‘dele’ ter aceitado as nossas opiniões, que nós estávamos já costurando há algum tempo. Nós vínhamos trabalhando nesse plano, que veio da Fecomércio Bahia, acompanhando o que ele fez em outros municípios. A construção foi feita através de nós, e ele acatou diversas coisas do nosso projeto, do plano de reabertura”, começou Juranildes.
Ainda segundo Juranildes, o encontro, a apresentação do protocolo, vai “fortalecer o comércio”. Ela ressalta que também é importante pensar no consumidor, reforçando que eles também precisam colaborar com a reabertura comercial do município.
“Eu achei a reunião muito importante, a gente poder ter a opinião da Polícia Militar, da delegacia, dos promotores, de todas as outras instituições também do comércio. Isso foi muito importante porque vai fortalecer o comércio. A gente precisa ter a consciência de conscientizar a comunidade a seguir os rituais de reabertura, quando for reabrir. Que cada um cuide dessa parte. E a gente, também poder conscientizar as pessoas, o consumidor, que ele tem que ter aquele cuidado de obedecer todos os protocolos, de entrar na loja com máscara, todos os protocolos. Então, eu acho que foi louvável”, destaca.
Em seguida, Juranildes avaliou a posição da prefeitura de só autorizar a reabertura do comércio, no dia 1° de julho, conforme a situação da taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na cidade.
“Eu achei ótimo, porque não adianta tá com cem por cento [100%] de leitos cheios, abrir [o comércio] e depois ter que fechar de imediato”, opinou.
Casos em Camaçari
De acordo com o último boletim municipal, divulgado nesta segunda-feira, Camaçari já totaliza 804 casos confirmados do novo coronavírus: destes, 247 pacientes estão em isolamento domiciliar, 29 em isolamento hospitalar, 497 já estão recuperados e 31 foram a óbito.
Finalmente ELINALDO toma uma atitude personal. Se descola do NEFASTO ACM Neto e promove uma discussão com as entidades do município de Camaçari. Parabéns pela iniciativa, “tardia”..mas, de suma importância para milhares de pais de família.