Uma ação de limpeza realizada nesta quarta-feira (1) resultou na retirada de 13 toneladas de lixo do prédio do antigo cinema de Camaçari, que fica localizado no Centro da cidade, próximo a antiga Estação de Trem.
A ação envolveu cerca de 40 profissionais entre técnicos, coordenadores e funcionários, além do auxílio de quatro compactadoras e dois containers. Na presença de um forte mau cheiro, insetos, baratas e roedores, os agentes de limpeza retiraram do local, garrafas, latinhas, papelão, entulho, móveis quebrados, sacolas plásticas, baldes vazios e com água (possíveis focos do mosquito transmissor da dengue) e muito lixo. A iniciativa conta ainda, com a lavagem do espaço e higienização.
Sem telhado e com parte da estrutura física comprometida, a intervenção contou com profissionais da Defesa Civil, da Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), das secretarias de Saúde através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de Serviços Públicos, de Infraestrutura, do Desenvolvimento Social, da Cultura e de Relações Institucionais. Além do suporte da área da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT).
Com uma área de aproximadamente 200 metros quadrados, limitada pela avenida Eixo Urbano, por onde passa a linha férrea, e rua Tupinambá, o espaço estava sendo ocupado por pessoas em situação de rua há quatro anos. Após a intervenção, os antigos moradores vão ser acompanhados por uma assistente social da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes).
A proposta de tombamento do imóvel, e futura recuperação com destinação cultural, sugerida pelo Umuarama (Associação Amigos da Memória e da História de Camaçari), foram aprovadas pelo conselho no final do ano passado. Uma das propostas do conselho é transformar o espaço em museu, além de reativar o imóvel para a exibição de filmes e pequenos shows, ou integrá-lo num projeto maior.
De acordo com a secretária de Cultura, Marcia Tude, já existe um projeto de revitalização do espaço e a notificação do tombamento será feito no próximo dia 14. Ainda de acordo com a titular da pasta, os estudos históricos e arquitetônicos estão em fase inicial. “O espaço cultural passará a se chamar Cine Teatro Camaçari, logo em breve divulgaremos os planos e projetos de revitalização do cinema”, disse.
CSCC
O CSCC (Clube Social, Recreativo e Cultural de Camaçari) foi construído em 1957, por moradores e comerciantes da cidade. O espaço era conhecido por reunir a sociedade camaçariense em animadas festas e sessões de cinema até o final dos anos 1970. Fechado por cerca de 10 anos, volta na década seguinte, equipado com modernos equipamentos de exibição cinematográfica.
*Matéria atualizada às 17h50.
Meus Deus que maus tratos com esse imóvel antigo dos filhos e moradores antigos de Camaçari.quem passava por fora não sabia a existência de tanto lixo dentro do imóvel. O Umuarama fez um requerimento solicitado o espaço.
13 toneladas de lixo é realmente querer fazer política partidária com um assunto importante para o município. Elinaldo realmente ainda não desceu do palanque da campanha.
OLA GOSTARIA DE FAZE PARTE DES EMPRESA e DO FAMILHA QEM MATEM MEI ABIENTE mai MELHO PARA TODOS NACAO a puro
Continua cepre A CIM QEM MUITO BOM PARA TODOS NOIS