O prefeito de Candeias, Sargento Francisco, e a prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, estiveram reunidos durante a manhã desta quarta-feira (11) com secretários municipais e representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para discutir a territorialização das localidades de Jabequara da Areia, Jabequara das Flores e Loteamento São Jorge. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito de Candeias.
O objetivo da discussão foi analisar todos os prós e contras para ambos municípios, bem como as possibilidades indicadas pelo IBGE e pela SEI, pautados no novo critério de avaliação de territorialização para que o projeto seja feito e encaminhado ao governador da Bahia e à Assembleia Legislativa da Bahia para aprovação.
Há anos nesse impasse, a região das três localidades, que tem em torno de dois mil habitantes, pertence ao município de Candeias, após decisão judicial baseada nos dados geográficos, porém, há diversos elementos administrativos do município de São Francisco do Conde naquela área, como creche, posto de saúde, quadra poliesportiva, escolas e benefícios sociais.
Para o prefeito Sargento Francisco, mais uma análise deve ser feita antes da decisão final. ““Quero ver qual o impacto que teremos no FPM, no quantitativo populacional, na quantidade de cadeiras na Câmara, ou seja, tudo que possa ser alterado. Se for algo que não for prejudicar Candeias, também economicamente falando, não tenho nenhuma restrição de que essas comunidades pertençam legalmente a São Francisco do Conde, até porque a comunidade já está adaptada com os elementos administrativos sanfranciscanos que lá estão”, declarou.
Os órgãos de estudos sociais IBGE e SEI ficaram de fazer mais uma avaliação técnica da área e informar aos gestores em questão a respeito dos novos dados colhidos para determinar os limites territoriais de cada cidade. As informações são da ascom de Candeias.