Para a realização do Réveillon Salvador 2014 a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) interditou o tráfego nas vias da região do Comércio a partir deste domingo (29), são 15 barreiras fixas e 13 móveis serão colocadas em pontos estratégicos, permitindo somente a passagem de veículos envolvidos na organização do evento e imprensa.

Com isso fica impedido ainda o estacionamento inadequado e outras irregularidades. A ação contará com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal. Trabalharão na operação 86 agentes de trânsito e transporte, com 21 viaturas e seis motocicletas. Serão empregados 392 cones, 102 prismas de concreto e dez guinchos.

Uma atenção especial será dada pelos agentes de transporte às estações da Lapa, Barroquinha e Terminal da França, que comportarão maior fluxo no período. Será ainda criado um terminal provisório na Avenida Estados Unidos, no Comércio, entre a Rua da Bélgica e a Praça da Inglaterra, para o embarque e desembarque de passageiros. Para atender ao evento, 77 linhas de ônibus vão operar com pontos de parada ao longo da pista interna da Avenida da França.

Ao todo, 489 veículos vão atuar com frota máxima, equivalente à de dias úteis, no dia 30, das 18h às 5h. Na virada de 31 para 1º, os ônibus vão operar das 18h até às 6h. No dia 29, das 18h às 5h. No dia 1º de janeiro, das 15h às 0h, a frota será de 343 veículos, equivalente à máxima de sábados. Dezoito veículos da frota reguladora estarão a postos nas estações da Barroquinha e Lapa, no período de 29/12 a 01/01. Outros 95 veículos estarão de prontidão.

Também foi determinado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) que viabilize a gratuidade da passagem do Elevador Lacerda entre os dias 29 de dezembro e 2 de fevereiro. O objetivo é facilitar o acesso de soteropolitanos e turistas ao Réveillon, além de permitir a ocupação dos espaços públicos do Centro Histórico durante todo o mês de janeiro, quando a cidade recebe milhares de turistas.