A ex-prefeita de Candeias, Tonha Magalhães, figura histórica do carlismo baiano, ‘debandou’ para o outro lado e se filiou ao partido Avante na última sexta-feira (5). Vale lembrar que a agremiação atualmente faz parte da base estadual petista e, consequentemente, do governo Jerônimo Rodrigues.
O ato foi celebrado pelo partido em suas redes sociais. “É com grande satisfação que anunciamos a filiação da ex-prefeita e ex-deputada, Tonha Magalhães ao nossopartido! Com uma trajetória de compromisso e inspiradora, seguiremos juntos e estamos prontos para escrever um novo capítulo na história política de Candeias”, diz a legenda da postagem.
Estiveram presentes na filiação, que ocorreu na sede do Avante, em Salvador, o deputado federal Pastor Sargento Isidório, o presidente estadual da sigla, Ronaldo Carletto, e o secretário-geral, Pablo Barrozo.
Além de ter passagem no Executivo municipal de Candeias, entre 1997 e 2004, Tonha também esteve no Congresso Nacional como parlamentar, em um mandato que durou de 2007 a 2011. Além disso, ela é mãe de Júnior Magalhães, atual titular da Secretaria Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer de Salvador (Sempre).
A ex-prefeita agrega uma longa lista de partidos que passou durante sua carreira política, sempre se aliando a grupos da base do ex-governador Antônio Carlos Magalhães e seus ‘afilhados’. Entres eles, estão o Partido da Frente Liberal (PFL), Partido da República (PR), Democratas (DEM) e Partido Progressista (PP), sendo este último o que ela ficou mais tempo: 10 anos. Atualmente, ela estava no União Brasil (UB).
A possível mudança de lado pode sinalizar um rearranjo político em Candeias já nestas eleições, que ocorrerão em outubro.