A Polícia Civil realiza, nesta quinta-feira (15), uma mega operação para desarticular grupos que atuam na prática de homicídios e tráfico de drogas.
A Operação Araitak cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em Salvador, Região Metropolitana e no interior da Bahia.
Liderada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a ação conta com mais de 400 policiais.
“Os mandados decorrerem das investigações que tramitam há mais de um ano, com foco no combate às organizações criminosas que impactam em Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) nas áreas conflagradas, identificadas no plano estratégico do Departamento de Homicídios”, explica a diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro.
Forças policiais
A mega operação conta com o apoio da Coordenação de Operações Especiais (COE), Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), Departamento de Polícia do Interior (Depin), Departamento de Investigação Policial (DIP), Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) Assessoria Executiva de Operações Judiciária (AEXPJ) e Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter).
As equipes da Superintendência de Inteligência (SI/SSP), Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar, através das unidades do Bope, CPE, COPPM, Patamo, Cipe Polo, CPRC Central, CPRC BTS, Rondesp, Esquadrão Águia, BPRV Tor, as 18ª, 19ª, 31ª, 47ª Companhias Independentes de Polícia Militar também participam das ações.
As investigações ainda tiveram o apoio do Ministério Público da Bahia – através do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa da Comarca de Salvador (Vorcrim).