O apresentador Rodrigo Faro e sua esposa, Vera Viel, estão no meio de um escândalo envolvendo corrupção na Itália. O caso ganhou repercussão após uma reportagem feita por uma emissora do país europeu.
Segundo o site RAI News, seis pessoas foram presas por envolvimento no esquema para obter cidadania italiana de forma ilegal, intitulada de ‘cidade de VIPs brasileiros’, forjando documentos públicos. Além do casal, é apontado “o jogador de futebol Bruno Duarte da Silva, atacante do clube português e alguns empresários de joias de São Paulo, que estavam envolvidos em negócios lucrativos em toda a Europa”, aponta trecho da reportagem.
Rapidamente a notícia chegou no Brasil e Faro se posicionou publicamente nesta segunda (27), nas redes sociais. Em uma nota publicada em seu Instagram, o contratado da Record afirmou que deu início ao processo de cidadania italiana, após comprovar todos os trâmites necessários via escritório de advocacia, após indicação de um amigo.
“Rodrigo através de seus advogados aqui no Brasil forneceu toda a documentação necessária, comprovou laços com seus descendentes na Itália e o processo foi aprovado e os passaportes foram concedidos. […] Bem como qualquer outro cliente que tenha contratado os serviços do referido escritório, [ele] foi pego de surpresa com o suposto envolvimento deles num esquema de corrupção para obtenção de cidadania e passaporte italiano“, diz o comunicado.
Além disso, o apresentador pontuou que já acionou advogados para resolver este problema e auxiliar na investigação italiana, visando punir os “devidos responsáveis por esse suposto esquema de corrupção”.