bahianoar_banner-728x90px-radio-bahianoar

Romaria Jovem da Jornada Mundial da Juventude acontece em Candeias

Neste domingo, 03 de julho, um grupo de jovens da Bahia que vai participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Espanha/Madrid, no mês de agosto sairá em caminhada numa “Romaria Jovem” na cidade de Candeias.

Neste domingo, 03 de julho, um grupo de jovens da Bahia que vai participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Espanha/Madrid, no mês de agosto sairá em caminhada numa “Romaria Jovem” na cidade de Candeias.

A organização da romaria é do Santuário Nossa Senhora das Candeias que terá cerca de 40 pessoas participando desse grande evento na capital espanhola.

A Romaria Jovem consiste numa caminhada aproximadamente 10 quilômetros, que passará por vários bairros do município.

O evento terá início às 07h da manhã na centenária capela Nossa Senhora da Encarnação no distrito de Passé, em Candeias, até o Santuário no centro da cidade.

A caminhada acontece em louvor e agradecimento a Deus pela viagem dos jovens.

Os familiares, amigos e paroquianos são convidados a participar desse momento que será encerrado com a Santa Missa.

 

Candeias em mais uma Jornada

 

O grupo de jovens católicos que irá representar a cidade de Candeias e o Estado da Bahia na Jornada Mundial da Juventude, não vê a hora de embarcar para o tão sonhado destino.

 

Os amigos, Celmar Batista que já esteve na JMJ da Alemanha em 2005 e Austrália em 2008, Jean Santana (JMJ Alemanha 2005 e Austrália 2008), Rilzam Gentil (JMJ Alemanha 2005 e Austrália 2008) e Frei Cristiano Freitas (JMJ Austrália 2008), que depois de experimentarem momentos particularmente inesquecíveis, em Jornadas anteriores resolveram ajudar outros jovens a terem a oportunidade de sentir a manifestação de Deus, neste evento mundial.

 

Composto atualmente por 40 pessoas, o grupo precisou se unir para angariar parte dos recursos financeiros para a viagem.

Segundo Celmar Batista, coordenador do movimento peregrino, “o desafio foi manter a chama acesa no coração dos membros do grupo.

Muitos entraram com bastante vontade, mas acabaram se desestimulando por causa dos problemas financeiros.

A realização de eventos foi grande aliada para custear parte das despesas.

Esforçamo-nos.

Fizemos feiras, bailes, forrós, rifas, sorteios e tantos outros acontecimentos, desde quando iniciamos em 2009, até conseguirmos uma quantia suficiente para levar a todos”, relata.

 

Jovens de outras localidades, como Simões Filho, Salvador, Porto Seguro, Brasília, São Paulo e Paraná também integram o grupo de Candeias, que contabiliza o total de 67 pessoas.

 

La Jornada Mundial de La Juventud

 

Na primeira das duas semanas na Espanha (entre 10 e 15 de agosto), os grupos ficarão alojados em paróquias já selecionadas.

Os jovens de Candeias, por exemplo, serão recebidos na diocese de Toledo, uma cidade com pouco mais de 78 mil habitantes, situada a 90 quilômetros de Madrid.

Acontecerá durante estes primeiros dias a pré-jornada, que consiste na realização de atividades que favoreçam a paróquia da comunidade, no crescimento espiritual e econômico, como feirinhas e demais eventos.

Vivenciarão a realidade local no exercício da solidariedade, humanidade e cristianismo.

 

Na segunda e última semana (16 a 21 de agosto), acontecerá de fato a Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Santo Papa, Bento XVI, que durante cinco dias realizará catequeses, missas e visita à população.

No último dia acontece um dos momentos mais bonitos de toda a JMJ: a vigília.

“Todos saem em retirada para um lugar distante, onde participaremos de adoração ao Santíssimo, shows católicos e logo pela manhã teremos a missa final com a benção do Papa.

É maravilhoso e inexplicável”, finaliza Celmar.

 

A Jornada Mundial da Juventude é o encontro mundial de jovens com o Papa.

Estabelecido em 1986 pelo Papa João Paulo II, o evento reúne de três em três anos milhares de jovens católicos de todo o mundo para celebrar e aprender sobre a fé.

* Release

Tags:

LEIA +