O ex-deputado federal Ronaldo Carletto assumiu a presidência do partido Avante na manhã deste sábado (13). O evento aconteceu na União dos Municípios da Bahia (UPB), localizado no CAB, em Salvador. O político, que era uma das principais figuras influentes do Partido Progressista (PP), saiu da agremiação após impasses sobre o posicionamento em relação ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT).

Segundo ele, a mudança de lado que o partido tomou nas últimas eleições, saindo da base de Rui Costa e se unindo a ACM Neto (União Brasil) foi a gota d’água: “Na última eleição o PP caminhou em outra área, nós tentamos reconstruir isso, mas com o PP dividido, nós achamos por bem, trilhar o partido do nosso querido Pastor Isidório, que já conheço há mais de 15 anos, e a gente achou que juntos podemos avançar mais”.

A sua ida para o Avante foi muito celebrada pela base petista, pois a legenda é uma de suas grandes aliadas. Isso vai possibilitar o seu fortalecimento, já que, até então, tinha como figura representativa o deputado federal Pastor Sargento Isidorio.

O parlamentar inclusive cedeu o cargo de presidente, que até então era de sua responsabilidade, a Carletto. Isidorio a partir de agora comandará a vice-presidência do Avante e, segundo ele, terá mais tempo para gerir a Fundação Dr. Jesus, instituição que recupera pessoas usuárias de drogas.

“Eu preciso cada vez mais retornar para dentro da fundação e continuar aquele trabalho. Então o Carletto, que é um empresário bem sucedido, como político, ninguém tem o que dele. Ele gosta de articular política, de fazer política e o governo do Estado precisa dessa sustentação, desse crescimento de prefeitos, de um partido, de fortalecimento da Assembleia Legislativa”, disse o deputado, elogiando o novo líder do clã e deixando claro que o trabalho dele será essencial para as próximas eleições municipais.

Além disso, a chegada de Carletto traz possibilidades de ampliação no grupo político governista, com a chegada de novos membros. Vale lembrar que ele é o patriarca de uma família renomada no Extremo-Sul, e isso é visto como um ponto positivo pelos articuladores do governo.

De acordo com conversas que já acontecem nos bastidores, há deputados e prefeitos interessados em se debandar para o Avante. O momento é oportuno, pois no calendário político se aproxima o período de “janela partidária”, ou seja, quando a justiça aceita que políticos atuantes em alguma função pública mude de partido.

Dentre estes, estão os deputados estaduais Raimundinho da JR (PL), Binho Galinha (Patriota), Laerte do Vando (PSC), além de membros do antigo partido de Carletto, Nelson Leal e Felipe Duarte, ambos do PP.

Em relação às prefeituras, o nome com maior índice de certeza é o gestor de Itapitanga, Ró de Beto (PSB). A cidade do sul baiano é um dos redutos da família Carletto e pode ser a primeira a entrar nessa adesão que deve aumentar nos próximos dias. A expectativa é que mais de 30 prefeitos se filiem ao Avante e se aliem ao governador.

0 0 votos
Article Rating