Na noite desta quinta-feira (21), o governador Rui Costa (PT) avaliou a reunião, realizada por videoconferência na manhã da presente data, com o presidente Jair Bolsonaro. Para o estadista, o encontro virtual foi importante por expressar a opinião dos 27 governadores.

Em seguida, o governador da Bahia destacou a necessidade de sanção, o mais rápido possível, do projeto de lei que prevê auxílio financeiro a estados e municípios.

“Uma reunião importante, porque expressou a opinião dos 27 governadores e da representação do Congresso Nacional da importância da união, de o país estar unido para enfrentar a pandemia. E o pleito dos governadores é a sanção, o mais rápido possível, do projeto aprovado no Congresso que significa ajuda a estados municípios, que são os entes federados que prestam assistência à saúde, segurança pública, educação, limpeza, enfim, serviços essenciais à população em um momento grave e pandemia que o país atravessa”, disse Rui Costa.

No encontro, Bolsonaro garantiu que deve sancionar o projeto ainda nesta quinta-feira.

No dia 6 deste mês, o Senado já havia aprovado o projeto, que estima ajuda financeira da União a estados e municípios para tentar reduzir os impactos causados pela crise da Covid-19.

De acordo com o texto, a União vai transferir diretamente a estados e municípios cerca de R$ 60 bilhões, que serão divididos em quatro parcelas mensais.

Na reunião de hoje, o presidente solicitou também que houvesse um consenso em torno da manutenção dos vetos que pretende fazer ao projeto. Por exemplo, um dos trechos que Bolsonaro já disse que vai vetar permitia reajuste a servidores no período da pandemia do novo coronavírus. O congelamento de salários era uma contrapartida pedida pelo governo, mas o texto foi alterado no Congresso.

Ademais, ainda fizeram parte da videoconferência os presidente de Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

0 0 votos
Article Rating