Na tarde desta segunda-feira (13), o governador Rui Costa (PT) informou que na presente data foi encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei voltado aos cerca de 800 mil alunos da rede estadual de ensino. Os estudantes receberão, segundo o estadista, um vale alimentação em decorrência da suspensão das aulas – uma das medidas adotadas pela gestão em virtude do enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) no país.
“Nós estamos enviando hoje pra Assembleia um projeto de lei que garante um recurso pra vale alimentação de todos os alunos da rede. Nós não conseguimos ter ainda o cadastro de cem por cento [100%], mas [es]’tamos’, conseguimos ter o cadastro de quinhentos e setenta e nove [579] mil alunos”, afirmou.
O governador também explicou que a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) avalia junto às instituições financeiras a forma de viabilizar que o recurso chegue o mais rápido possível aos estudantes.
“[Es]’tamos’ negociando com a Caixa [Econômica Federal], com o Banco do Brasil, qual o formato mais rápido de fazer chegar esse dinheiro na mão de cada aluno, de cada família”, contou.
Rui ainda destacou a agilidade da Assembleia, tendo em vista a urgência da demanda, e estimou que a votação deverá acontecer já na terça-feira (14).
“Então, hoje eu mando o projeto de lei. A Assembleia tem sido bastante rápida, acredito que amanhã [14] a Assembleia já vote esse projeto”, revelou.
Ao todo, serão investidos o montante de R$ 44 milhões, oriundos de recursos próprios do Governo do Estado, conforme ressaltou Rui.
“Nós vamos utilizar recursos próprios do Governo do Estado pra poder garantir esse valor aos estudantes. Então, nós [es]’tamos’ falando aí algo em torno de quarenta e quatro [44] milhões de reais”, disse.
Assista abaixo o pronunciamento na íntegra do governador:
Boa a iniciativa mas nem todos os alunos possuem pais beneficiarios do bolsa familia. Deveria ser feito como o prefeito de Salvador q fez a cesta e entregou ate mesmo para que os alimentos que ja possuem em escolas nao se percam pela validade.