Rui Costa confirma exoneração de diretores sem dedicação exclusiva

Mesmo com protestos dos profissionais da educação o governador Rui Costa (PT) insistiu na medida

Foto: Vaner Casaes

Diretores de pelo menos 275 escolas estaduais terão que deixar a gestão das unidades de ensino em decorrência da implantação da Lei n° 14032 de 18 de dezembro de 2018, que determina que os servidores que ocuparem a gestão de escolas estaduais devem ter dedicação exclusiva, ou seja, não podem ter outro vínculo empregatício além daquele registrado com o governo do estado.

De acordo com informações do portal Bahia Notícias, mesmo com protestos dos profissionais da educação o governador Rui Costa (PT) insistiu na medida e reafirmou a importância dela nesta sexta-feira (11). “Eu implementei mudanças como valorização do diretor e vice-diretor, aumentamos gratificações para poder fortalecer o envolvimento dos diretores e vices, ao mesmo tempo que eu aumentei a gratificação, eu estou exigindo um maior envolvimento”, disse Rui sob o argumento de que para aumentar a qualidade da educação os gestores devem estar presentes nas unidades de ensino em tempo integral, uma vez que são os responsáveis por tudo que acontece e pelo bom funcionamento nas escolas.

“Não posso aceitar que alguém que seja diretor em Barra do Choça tenha vínculo de emprego da cidade de Brumado”, exemplificou o petista que assegurou ainda que os profissionais que exercerem outras funções na educação estadual poderão manter outros vínculos. “Aqueles que quiserem ter outras atividades podem exercer, mas não ocupando o cargo de diretor. Ninguém está proibido de ter outra atividade profissional, poderá exercer outra atividade, mas não mais como diretor”, completou.

SERIN E APLB DIVULGAM INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS

Uma reunião entre a Secretária de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), Cibele Carvalho, e a APLB-Sindicato foi realizada na manhã desta sexta-feira (11), mas as partes não entraram em acordo. Em nota a APLB afirmou que após o encontrou teria ficado estabelecido que os diretores de escolas que comprovarem compatibilidade de horário permaneceriam nos cargos.

Ainda conforme o sindicato dos servidores da educação estadual uma lista seria apresentada ao governo do Estado, até a próxima quarta-feira (16), para que casos fossem analisados e aqueles que comprovassem a compatibilidade de horário permaneceriam na gestão das escolas. No entanto essa informação não foi confirmada pela Serin.

41 Comentário

  1. Vamos lá Governador, cumpra sua promessa! Não manche sua segunda gestão! Nós coordenadores queremos ser nomeados também! Governador, cumpra tua promessa de nomear todos os coordenadores. Queremos todas as escolas com coordenação.
    #Ruicumprasuapromessa
    #nomeaçaodetodoscoordenadoresjá
    #nemumcoordenadoramenos

  2. Cumpra tua promessa: nomear TODOS os coordenadores pedagógicos em janeiro/2019. Vai voltar atrás? Não adianta propagandas, se a prática anula os discursos. Não se faz educação de qualidade sem investimento e respeito aos profissionais!
    #nomeaçãodetodoscoordenadoresjá
    #cumpracomapromessa
    #nemumcoordenadoramenos

  3. Nomeação de todos os coordenadores, já! Chega de propaganda. A educação da Bahia merece respeito. #nomeiaRui #nomeiatodososcoordenadores #onúmeroexatotemquesertodos #onúmeroexatotemquesertodos

  4. Governador, cumpra tua promessa de nomear todos os coordenadores. Queremos todas as escolas com coordenação.
    #Ruicumprasuapromessa
    #nomeaçaodetodoscoordenadoresjá
    #nemumcoordenadoramenos #RuiDevedorDePromessas

  5. Imagine se fosse eleito e, logo após, soubesse que menos de um terço dos governadores eleitos no Brasil seria diplomado/assumiria a função… Como se sentiria? Acharia justo e respeitoso? Como disse Paulo Freire, “o coordenador é gente…”. É triste pensar que estamos saindo da esfera do direito para a esfera do favor. É triste pensar que o discurso de melhoria da qualidade da educação não está articulado com a prática da existência dos profissionais necessários nas escolas, como os pedagogos.
    #Cumpracomatuapromessa
    #Nomeiatodososcoordenadorespedagógicos
    #Nemumcoordenadoramenos

  6. Governador, cumpra tua promessa de nomear todos os coordenadores. Queremos todas as escolas com coordenação.
    #Ruicumprasuapromessa
    #nomeaçaodetodoscoordenadoresjá
    #nemumcoordenadoramenos #RuiDevedorDePromessas

  7. Medida corretíssima! Agora, diretores escolares atuantes e dedicados a sua escola, exigirão o coordenador pedagógico. Não vi aqui ninguém defendendo a escola, vi defendendo a própria nomeação. E ainda fazendo ironia com o governador… Vocês acham que é assim que vão conseguir???
    Com gente assim, a educação jamais vai melhorar, mesmo com salários astronômicos…

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*