Rui destaca abertura de UBS em Barra do Jacuípe: ‘Importante ficar claro que não é uma unidade para Covid19’

UBS em Barra do Jacuípe

Foto: Reprodução / Governo da Bahia

Neste sábado (23), o governador Rui Costa (PT) usou as redes sociais para falar sobre a entrega, realizada ontem (22), da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Barra do Jacuípe, em Camaçari.

O governador ressaltou que o equipamento contou com um investimento de “mais de R$ 3 milhões”, e reforçou que não ele funcionará como “unidade para #Covid19”.

“Mais um reforço na atenção básica em nossa rede! Ontem, inauguramos a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Barra do Jacuípe, em #Camaçari, um investimento de mais de R$ 3 milhões. O objetivo desse tipo de equipamento é atender até 80% dos problemas de saúde das pessoas, sem que seja preciso encaminhamento para outras unidades, como emergências e hospitais. Importante ficar claro que não é uma unidade para #Covid19”, escreveu Rui.

Estiveram presentes na entrega da UBS, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o secretário da Saúde do município, Luiz Duplat, e os vereadores Elias Natan e Jackson Josué, representando a Casa Legislativa.

Foto: Reprodução / Prefeitura de Camaçari – Thiago Canuto

Sobre a unidade

A unidade atenderá um público de, aproximadamente, 9 mil usuários e já começa a prestar atendimento à população na próxima segunda-feira (25). O espaço, que foi construído pelo Governo do Estado, receberá manutenção e quadro técnico custeados pela gestão municipal.

A UBS de Barra do Jacuípe conta com prontuário eletrônico e duas equipes da Atenção Básica, que incluem médicos, enfermeiros, técnicos e odontólogos. Ademais, também estão disponíveis no local, um aparelhamento de raio x odontológico.

A nova unidade ofertará ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas à saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Além disso, a população pode se dirigir à UBS para fazer curativos, inalações, tomar vacina, realizar exames laboratoriais, bem como receber medicações da farmácia básica e obter tratamentos odontológicos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*