“Fake news é crime e pode prejudicar muitas pessoas”, com esse alerta o governador Rui Costa (PT) ‘convocou’ a população no combate as notícias falsas, que chamou de “outro vírus”, sobretudo, nesse momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Para saber se uma informação é verídica ou não, antes de compartilhar, o governador aconselha que as pessoas primeiro encaminhem o conteúdo através do direct do Instagram na página do Governo da Bahia (@govba).
“Infelizmente, em meio à pandemia do #coronavírus, também precisamos lutar contra outro vírus, o das notícias falsas. Fake news é crime e pode prejudicar muitas pessoas. Agora, você pode enviar a notícia ou a informação para o direct do Instagram”, explica Rui. Em seguida, o estadista acrescenta: “Eles irão verificar e te informar se é fato ou fake”.
Na arte publicada pelo governador, ainda consta um número de telefone, que funciona como WhatsApp: (71) 9 9646-4095.
Essa não é a primeira vez que o governador fala sobre o assunto. Na noite da quinta-feira (23) passada, Rui, inclusive, comentou sobre um vídeo que foi de grande repercussão na data em questão.
Na gravação destacada pelo governador, uma pessoa assegurava que as máscaras de proteção que estavam sendo fornecidas pelo Estado e pelo Município, na verdade, estavam infectadas pela Covid-19.
À época, o governador contou como ficou sabendo da origem do vídeo e definiu a atitude como “criminosa”.
“Eu vi um vídeo que me enviaram de um ser, de um cidadão que não deve ter compaixão e nem amor ao próximo. Hoje, uma senhora me enviou um vídeo dizendo ‘pelo amor de Deus governador, não use essas máscaras’. E ele dizia na mensagem que todas as máscaras que as prefeituras, que os estados estão comprando, estão contaminadas, pedindo que as pessoas não usem máscara. Então, isso é um crime, antes de tudo, isso é uma atitude criminosa, ou distribunindo calúnias, notícias falsas sobre o prefeito, sobre os secretários, ou até sobre o governador”. Leia mais.