Mesmo sendo considerado o estádio mais caro do Brasil, custando cerca de 800 milhões de reais, a estrutura da Arena Fonte nova não suportou a chuva que vem caindo em Salvador nas últimas 24 horas. Na manhã desta segunda-feira (27), o volume de água acumulada provocou um rasgo na cobertura do estádio. Incidente teria sido provocado por falha humana.
Segundo o diretor de engenharia José Luis Góes, da Fonte Nova Negócios e Participações, a ruptura de parte da cobertura da Arena Fonte Nova foi provocada por um "erro humano". A lona que recobre o estádio foi "enrolada inadvertidamente", o que causou "um impedimento do fluxo de águas".
A água ficou acumulada no final da lona, o que causou um bolsão. E o gradativo aumento de peso provocou a ruptura do material. “Foi um erro de procedimento de verificação, mas nada ligado a qualquer problema estrutural da cobertura propriamente dita. Isso não aconteceu. A gente já identificou e já estamos iniciando os reparos da cobertura”, falou Góes.
"Esse foi o erro humano, o erro localizado, que a gente, nos próximos procedimentos de verificações, vai evitar acontecer de novo", afirmou o engenheiro. A Arena Fonte Nova é um dos estádios que receberão jogos da Copa das Confederações, que acontece em junho, e da Copa do Mundo de 2014. De acordo com Góes, o incidente não irá interferir na realização dos próximos eventos. "Dia 29 a gente vai estar fazendo a transferência oficial para Fifa", declarou.
O mais caro do Brasil
O valor da obra da Arena Fonte Nova teve um aumento de 41,2% da previsão inicial. Ou seja, saltou de R$ 591 milhões para R$ 835 milhões, com o valor, o estádio passou a ser o mais caro do Brasil.