A Rússia iniciou uma operação militar para invadir a Ucrânia, na madrugada desta quinta-feira (23). Há relatos na mídia internacional sobre explosões e movimentações de tanques em várias cidades ucranianas.
“Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”, foi o que disse o presidente russo Vladimir Putin.
Centros de comando localizados em cidades como Kharkiv e Kiev foram atacados com misseis. Putin afirma que não vai tolerar “ameaças da Ucrânia” e disse que todo o derramamento de sangue que possa ocorrer será por culpa do governo inimigo.
“O presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano. A Rússia sozinha é responsável pela morte e destruição que este ataque trará, e os Estados Unidos e seus aliados e parceiros responderão de forma unida e decisiva. O mundo responsabilizará a Rússia”, ele declarou.
O conflito tem como principal motivo a intenção da Ucrânia de integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), algo visto pela Rússia como uma conversão ao ocidente.