Nesta segunda-feira (13), durante reunião virtual, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil deseja contribuir e ajudar na preservação do meio ambiente. De acordo com ele, se existem erros ou excessos nas políticas ambientais do país, eles serão corrigidos.

“O Brasil é um país que alimenta o mundo preservando o meio ambiente. Se há excessos e se há erros, corrigiremos”, afirmou Guedes.

Paulo Guedes também garantiu que o Brasil é um dos países que mais preservam seus recursos naturais e que mais protegem seus povos indígenas. No entanto,segundo o ministro, o território brasileiro conta com dimensões continentais e, por isso, precisa de ajuda.

“Sabemos respeitar tanto o nosso meio ambiente quanto os povos indígenas. Sabemos que temos que preservar e proteger e queremos apoio para fazer isso melhor”, enalteceu Guedes.

Imagem do Brasil

As autoridades brasileiras tentam melhorar a imagem do país, em relação à proteção da Amazônia e de povos indígenas. A medida surge diante do cenário de críticas e alertas recebidos por parte de investidores, que estão preocupados com determinados temas, a exemplo do crescimento do desmatamento e das queimadas na região.

Nos últimos dias, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), inclusive, chegou a divulgar um novo recorde de desmatamento na Amazônia. Nesta segunda-feira, o Ministério de Ciência e Tecnologia exonerou uma das coordenadoras do órgão.

O presidente Jair Bolsonaro, desde que tomou posse, é censurado por ter tomado medidas que relaxaram a fiscalização ambiental do Brasil. Em junho, a Amazônia bateu um novo recorde nos alertas do desmatamento.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, tem se empenhado em realizar uma série de conversas com investidores (nacionais e estrangeiros) para apresentar as ações do governo federal e, com isso, tentar evitar a perda de investimentos.

É Mourão que também comanda o Conselho da Amazônia; ele tem sido pressionado a apresentar ações concretas para frear a devastação da natureza.

No discurso de hoje, mesmo falando em cooperação e ajuda, Paulo Guedes ressaltou que Bolsonaro fez um “compromisso” com a população brasileira sobre a soberania nacional da Amazônia e que o país não aceitará “falsas narrativas” sobre o que aconteceu na região.

Ainda conforme disse Guedes, muitas das críticas recebidas escondem políticas protecionistas de outros países.

0 0 votos
Article Rating