O SAC Móvel atende moradores da cidade de Riachão do Jacuípe, a cerca de 200 quilômetros de Salvador, até a próxima quarta-feira (3). A unidade está instalada na Praça Marcolino Mascarenhas. O horário de funcionamento é das 8 às 18h.
No local, a população poderá solicitar de forma gratuita emissão de documentos como carteiras de identidade e do trabalho e CPF. O serviço busca atender sobretudo famílias que tiveram os documentos perdidos na enchente dos rios Jacuípe e Verde. Ao todo, são emitidos 250 documentos por dia.

Chuva
Por conta da chuva, a ponte que dá acesso à cidade cedeu após o Riacho do Boqueirão transbordar. A ponte já foi reconstruída e liberada para o tráfego de veículos no final na quarta-feira (27). A ponte, localizada na altura do km-438 da BR-324, ficou interditada por cinco dias.
Segundo o governo do estado, cerca de 450 famílias foram afetadas no município pelas chuvas. O governador Rui Costa, que visitou a região nesta semana, anunciou que as famílias afetadas serão inscritas para recebimento do aluguel social. Ele também disse que o governo fará construção de casas e de bueiros para escoar água na BR-324.

Doações

O Esporte Clube Vitória anunciou nesta quarta-feira (27) uma campanha para arrecadar donativos para as vítimas da chuva em Riachão do Jacuípe.

O torcedor rubro- negro que tiver interesse em assistir o duelo entre Vitória e o Foz Cataratas-PR, nesta quarta (27), às 16h, no Barradão,  pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, precisa doar um quilo de alimento não-perecível ou produtos indicados pela Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe, como água mineral, leite, fralda e material de higiene pessoal.

No sábado, 30, na estreia do time comandado pelo técnico Vagner Mancini no Campeonato Baiano, às 16h, no mesmo local, o torcedor que colaborar com a campanha terá 50% de desconto no valor do ingresso.

A campanha também abrange o plano “Sou Mais Vitória” na modalidade Ouro que terá o direito de levar dois acompanhantes sem a cobrança de ingresso, caso seja feita a doação.O SMV prata poderá levar um torcedor.

“Nação rubro-negra, venho aqui fazer um apelo. Famílias e amigos estão passando por dificuldade lá em Riachão do Jacuípe. Tem muita gente sofrendo pelos danos causados pelas chuvas. Eu tenho feito o que posso. E peço que vocês também ajudem minha cidade natal”, afirmou o zagueiro Ramon, natural de Riachão do Jacuípe.

Outro ponto de doação

A 1ª Igreja Batista de Camaçari, localizada na Praça Abrantes, no centro da cidade, está recolhendo donativos para os moradores do município de Riachão do Jacuípe, que ficaram desalojados após as chuvas da última semana.

Em contato com o portal Bahia No Ar, a entidade religiosa informou que a campanha foi iniciada na última sexta-feira, 22, inclusive, um caminhão com as primeiras doações arrecadadas foi enviado para o município citado no último sábado.

Um membro da igreja, de prenome Ernesto informou a reportagem do BNA, que outro caminhão está previsto para sair de Camaçari nesta terça-feira, 25. A igreja está recolhendo, roupas, cobertores, alimentos não perecíveis e água, sendo que este último, é um dos itens, mais importantes e que teve o menor número de doações.

Quem tiver interesse em ajudar os desalojados, basta levar sua doação no templo, que está aberto o dia todo.