Nesta quinta-feira (13), por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Município, a prefeitura de Salvador decidiu fazer algumas alterações nos protocolos de funcionamento do comércio, que estão relacionados aos shopping centers, centros comerciais, lojas acima de 200 m², academias, bares, restaurantes e templos religiosos.

De acordo com o documento, uma das mudanças é que os shopping centers e centros comerciais similares, além de bares e restaurantes que tenham acesso independente ou exclusivo, poderão manter as portas abertas até às 23h. Sendo valido ressaltar que, anteriormente, a regra dizia que o funcionamento só deveria acontecer até às 20h.

No caso das grandes lojas, concessionárias e revenda de veículos, comércio e serviço de arquitetura e decoração, lavanderias, lojas de materiais elétricos e óticas, o novo decreto determina que eles terão funcionamento liberado aos sábados, no período das 10h às 16h. No decreto anterior, o funcionamento era permitido somente de segunda a sexta.

Nos templos religiosos, a gestão municipal optou em remover as restrições de dias e horários para a realização de cultos e cerimônias religiosas. Anteriormente, a determinação era de segunda à sábado, das 10h às 20h, e o domingo seguia sem restrição de horário.

As academias, excepcionalmente aqueleas que estão localizadas em shopping centers e centros comerciais, poderão funcionar de segunda a sábado, sem restrição de horário, desde que sejam mantidos corredores de acesso independentes. Antes, o horário tinha que coincidir com o de abertura fechamento dos centros de compra.

Já as academias que ficam situadas em clubes sociais, recreativos e esportivos, a prefeitura frisa que elas estão autorizadas a funcionar, desde que tenham acessos independentes. Com isso, fica proibido que os clientes entrem em qualquer outra dependência dos clubes, tendo em vista que eles ainda não podem reabrir.

Ademais, a prefeitura também realizou mudanças nas regras de utilização das piscinas das academias, que estavam proibidas. Agora, elas estão autorizadas, desde que atendam alguns requisitos especifícos.

Casos em Salvador

Segundo dados recentes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Salvador já acumula 64.785 pessoas que contraíram a Covid-19, desde o início da pandemia. Desse total, 2.018 pacientes foram a óbito após complicações causadas pela doença. A taxa de letalidade é de 3,11%.

0 0 votos
Article Rating