Em greve desde a última segunda-feira (7), os servidores municipais de Salvador decidiram se reunir em uma nova assembleia marcada para o início da tarde desta terça-feira (8), na Praça da Inglaterra, no Comércio. Os trabalhadores decidiram entrar em paralisação no dia 1° do mês vigente.
Segundo informações do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindiseps), a participação na greve é gradativa nas áreas de saúde, manutenção, recapeamento asfáltico e salvamento aquático. A diretoria sindical estima um aumento do número de servidores em adesão ao movimento.
A motivação dos trabalhadores que protestam é o combate da suposta “inércia” nas negociações, por parte da prefeitura de Salvador em relação ao índice de reajuste salarial. O índice sugerido pelos trabalhadores na pauta de reivindicações foi de 13,34%, para servidores municipais ativos e funcionários das empresas públicas, bem como para aposentados e pensionistas.
O reajuste é baseado no acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referente ao ano de 2018 e 2019, adicionado a uma referência de nível salarial do Plano de Cargos e Vencimentos.