A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador confirmou que a capital baiana está em estado de epidemia de dengue. De acordo com um levantamento da secretaria, são diagnosticados 100 casos da doença a cada 100 mil habitantes, sendo só neste ano 674 registros.
Para fortalecer a proteção dos soteropolitanos, otimizando o acesso à imunização, a SMS de Salvador estará ofertando a vacina contra gripe e dengue em dezenas de pontos de vacinação neste sábado (16).
A vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, reforça o convite para que a população busque pelos serviços municipais. “Disponibilizamos em mais um sábado diversas salas de vacinas e unidades volantes; bem como fortalecemos a parceria com shoppings para possibilitar aos soteropolitanos o alcance às doses de cuidado e proteção de maneira facilitada. Aproveitem o dia para irem a um dos nossos pontos ofertados e se protejam contra a dengue e a gripe, um ato importante de cuidado individual e coletivo”, orienta a gestora.
A dose do imunizante está disponível para crianças e pré-adolescentes de 10 a 14 anos. A aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável legal.
Leia também:
Unidades de saúde de Camaçari oferecem atendimento por demanda aberta para sintomáticos gripais ou da dengue
A Secretaria de Saúde de Camaçari informa que todas as 42 unidades de saúde da rede municipal (USF e UBS) realizam atendimento por demanda espontânea (sem precisar agendamento) de pacientes de pequenas urgências e emergências como pessoas com sintomas da gripe ou da dengue. Todas as pessoas que tiverem sintomas como coriza, febre, tosse, dores no corpo, manchas vermelhas no corpo e vômito não precisam ir diretamente para uma UPA ou PA. Elas podem e devem ser atendidas na unidade de saúde de seu bairro.
Com o crescente aumento no número de pessoas sintomáticas para gripe ou dengue, as UPAs e PAs estão lotadas de pacientes que podem ser atendidos nas USF e UBS, conforme explica o secretário de Saúde, Elias Natan. “Antes de ir para uma UPA ou PA esses pacientes devem ser atendidos na unidade de saúde do seu bairro. Pois, mais de 90% delas terão seu caso resolvido lá. Aí, chegando na unidade de saúde e o profissional médico entendendo, após triagem médica, que o paciente precisa de um atendimento com perfil de UPA ou PA ele fará o encaminhamento”.
Os usuários que forem até uma unidade de saúde com sintomas gripais ou de dengue e que não forem atendidos por demanda aberta, sob a alegação de que é necessário agendamento ou de que o atendimento não ocorre na unidade, devem ligar para Ouvidoria SUS no número 153 e reclamar o ocorrido.