A partir da próxima sexta-feira (13/11), às 16h, o Farol da Barra, em Salvador, será reaberto. Na oportunidade, visando marcar a retomada das atividades no local, após o período de isolamento em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), uma cerimônia privada será realizada para convidados e profissionais da imprensa.
No caso do público, o local estará disponível para visitação um dia depois, no sábado (14/11). O “Farol” estará aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, exceto nos dias 15 e 29 de novembro, em virtude das eleições municipais.
No total, será permitido a lotação máxima de 130 pessoas, entre visitantes e funcionários no local. O circuito de visitação foi dividido com entrada e saída diferentes, para não haver aglomeração, e estão distribuídas placas de orientações aos protocolos de segurança.
Segundo a gestão municipal, para garantir a segurança de todos, na quinta-feira (12/11), por volta das 7h, militares da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, tropa componente do Comando Conjunto Bahia, realizarão a desinfecção das instalações do Farol da Barra.
Além da desinfecção, os funcionários do Farol da Barra também passarão por treinamentos com o intuito de garantir o cumprimento dos protocolos de controle da pandemia, recomendados pelas autoridades sanitárias.
Ademais, a gestão informou que a retomada da visitação no local acontece após o ponto turístico ser premiado como Farol do Ano de 2020, congratulação concedida pela International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities (IALA). A premiação é um reconhecimento internacional ao trabalho desenvolvido nas áreas de conservação, acesso público e educação, que destaca os faróis mais preciosos do mundo.
No entanto, a solenidade de premiação só deve acontecer no início de 2021, quando o troféu partirá da França e chegará ao Brasil.
Sobre o Farol
O Farol da Barra é um dos pontos turísticos mais famosos de Salvador e está fechado desde o dia 18 de março, quando começaram a surgir os primeiros casos da Covid-19 na Bahia.
Em baixa temporada, o local chega a receber cerca de 8 mil visitantes por mês. Em janeiro deste ano, cerca de 20 mil visitantes passaram pelo local.
Tem pagar ingressos pra entrar
Tem pagar ingressos pra entrar