Segundo dados da Polícia Civil, nesta segunda-feira (17), cerca de seis pessoas foram levadas para a delegacia, em Salvador, após descumprirem o decreto municipal que determina a proibição de acesso as praias da capital baiana, como forma de evitar aglomerações e, com isso, continuar atuando no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A polícia detalhou que o grupo estava na praia de Piatã e foi abordado por guardas municipais que fiscalizavam o cumprimento dos protocolos municipais no âmbito do litoral soteropolitano.

Ainda de acordo com a polícia, o grupo se negou a sair da praia e chegou a desacatar os guardas que atuavam no momento da ação.

Ao chegar na 12ª Delegacia, em Itapuã, todos as seis pessoas foram ouvidas, e após o depoimento, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desacato. O grupo foi liberado em seguida.

Mais atuações

Durante o fim de semana passado, a operação batizada de “Tira o pé da areia”, cujo objetivo é o de orientar a população sobre o decreto municipal que proíbe o acesso às praias de Salvador, fiscalizou a orla entre as localidades de São Tomé de Paripe até a Praia do Flamengo.

No período de sábado (15) a domingo (16), aproximadamente, 40 agentes da Guarda Civil Municipal, Salvamar, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Transalvador atuaram na operação de fiscalização. No domingo,por exemplo, mais de 100 pessoas foram orientadas a se retirarem das praias da capital.

Já no sábado, um homem que estava na praia do Buracão, no Rio Vermelho, precisou ser levado para a Central de Flagrantes, após desacatar os agentes e também por desobediência.

A Guarda Municipal informou ainda que, em cerca de 150 dias de fiscalização, desde que o decreto começou a vigorar na cidade, foram registradas três resistências durante a abordagem dos agentes.

Casos em Salvador

Segundo dados desta segunda-feira (17), disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Salvador já acumula 68.087 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus, desde o início da pandemia. Desse total, 2.174 foram a óbito. A taxa de letalidade é de 3,19%.

5 1 voto
Article Rating