O prazo para realizar o recadastramento do cartão SUS foi prorrogado até o dia 31 de agosto, em Salvador. Até então, mais de 2,5 milhões de moradores da capital fizeram a atualização cadastral, segundo divulgado pelo poder público municipal, nesta quinta-feira (29). A maioria dos recadastramentos se deu através do portal disponibilizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“É importante que todos os moradores de Salvador realizem a atualização cadastral, uma vez que o Governo Federal irá estabelecer o repasse dos recursos públicos da saúde com base no número de pessoas cadastradas em nosso sistema. Isso vai possibilitar que a gente continue de maneira intensa a expansão da oferta dos serviços na cidade, além de definir políticas mais eficazes baseadas na compilação dos dados levantados durante o recadastramento”, o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, destacou.

O titular da pasta ressaltou também que até mesmo as pessoas que possuem plano de saúde ou não costumam recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) com frequência devem se cadastrar, seguindo determinação do governo federal, que instituiu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária.

Caso não queira recorrer à tecnologia, usuários podem se recadastrar em uma das unidades básicas de saúde da rede municipal de Salvador, com a ajuda de um agente comunitário. Moradores de Salvador deverão apresentar o RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência. A prefeitura da capital informa ainda a possibilidade de uma pessoa da família realizar o cadastro dos demais, caso apresente a documentação exigida. Os soteropolitanos que já se recadastraram com agente comunitário não precisam fazê-lo novamente.

0 0 votos
Article Rating