Sem estoque de CoronaVac, Salvador suspendeu a aplicação da segunda dose do imunizante contra Covid-19, nesta quarta-feira (5). De acordo com o prefeito Bruno Reis (DEM), um novo lote da vacina deve chegar ao estado amanhã, no entanto, este não será capaz de atender toda a demanda. Das 50 mil doses previstas para a Bahia, 10 mil ficarão em Salvador, mas o número de pessoas que aguardam a segunda dose chega a 40 mil.

“É importante ficar claro que nós sempre fizemos a retenção de 50% das doses. O governo federal autorizou aplicar 100% das doses de três lotes, garantindo que na data do vencimento teriam mais vacinas para aplicar segundas doses e essas doses não chegaram”, o gestor da capital declarou em entrevista coletiva.

No episódio ao qual se refere, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) classificou essa orientação do governo como um erro, já que utilizar todos os imunizantes destinados à segunda dose, para a aplicação da primeira em novos públicos, poderia acarretar na falta de vacinas para a segunda aplicação no prazo recomendado de 28 dias.

Bruno Reis informou hoje que, no último sábado (1), apenas 3 mil doses de CoronaVac foram entregues à cidade. Neste mesmo dia, a cidade completava 18 dias sem receber unidades da vacina fabricada pelo Instituto Butantan, em parceria com a Sinovac.

0 0 votos
Article Rating