Em Salvador cerca de 160 famílias estão cadastradas no Sistema Único de Assistência Social (Suas) por terem crianças com microcefalia. Essas famílias poderão contar com um novo equipamento de saúde, que leva o nome de Centro-Dia, vai funcionar na Rua Itatuba, no Parque Bela Vista, segundo reportagem do Correio*.

No imóvel que abrigava uma antiga loja de materiais de construção e foi completamente reformado e adaptado para receber o novo equipamento. O atendimento deve acontecer durante todo o dia e a ideia é que as mãe também possam ser acompanhadas.

Em nova unidade de atendimento também deve ser entregue até o final do ano em Alto de Coutos. O equipamento de atenção às crianças com microcefalia deve funcionar em um centro educacional, com previsão de ser inaugurado até dezembro. Segundo a secretária, o bairro foi escolhido porque na região do Subúrbio há uma grande concentração de casos de crianças que apresentam a doença que afeta o desenvolvimento mental e físico.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Salvador foram registrados, de outubro de 2015 até junho deste ano, 126 casos. Só no primeiro semestre, foram 23. Em toda a Bahia, nesse mesmo período, foram 1.641 casos de microcefalia. “Nossa preocupação em ter logo esses centros funcionando é porque esses casos são recentes e o tratamento deve ser feito a partir dos primeiros anos de vida, para garantir que essas crianças possam se desenvolver. Caso isso não aconteça, as consequências podem ser irreversíveis”, pontua.

0 0 votos
Article Rating