Quatro novos Pontos de Atenção às Urgências com foco no atendimento de síndromes gripais passam a funcionar em Salvador, a partir desta quinta-feira (20), a informação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis.

As unidades serão montadas pela prefeitura, que vão funcionar com mini UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24h, são as Unidade de Saúde da Família (USF) Imbuí, USFs Itapuã, IAPI e São Caetano e vão ampliar a capacidade de atendimento em mais 14 leitos de estabilização

“Os novos casos da variante Ômicron do coronavírus estão se alastrando rapidamente, em uma proporção muito maior que antes. No quadro da Prefeitura há muitos contaminados, com mais de 2 mil pessoas afastadas por conta da pandemia. E isso tudo provoca uma procura imensa nos pontos de atendimento e nas unidades de urgência e emergência”, declarou Bruno Reis.

No entanto, de acordo com o gestor, ainda há a demanda reprimida provocada por outras doenças, a maioria crônicas, já que muitos pacientes não conseguiram prosseguir com o tratamento devido à pandemia de Covid-19.

O Ponto de Atenção às Urgências será gerido pela Organização Social Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área de Saúde (Fabamed) e atuará na gestão, planejamento, operacionalização e execução das ações e serviços. Para a implantação dos quatro Pontos de Atenção, será investido um valor estimado mensal de R$468 mil.

Como funciona – As estruturas expandidas deverão garantir atendimento 24h, sete dias da semana, ininterruptamente e com capacidade de até 250 atendimentos/dia, em cada uma das unidades de saúde. O serviço contará com leitos de reanimação e observação e ampla variedade de equipamentos médico-hospitalares, mobiliários e insumos, condizentes com a necessidade da assistência no âmbito da Rede de Urgência e Emergência do município de Salvador.

Desta forma, a Prefeitura vai ampliar a capacidade instalada para o enfrentamento da pandemia em mais 14 leitos de estabilização, sendo três na USF Imbuí, três na USF IAPI, quatro na USF Itapuã e outros quatro leitos na USF Pirajá.

0 0 votos
Article Rating