Salve Jorge, novela das nove da Globo/TV Bahia, chega ao fim na sexta-feira, dia 17, mas a autora Gloria Perez já colocou um ponto final na história. No roteiro do último capítulo, já entregue aos atores e diretores, existem poucos buracos. Entre as cenas que ainda não foram gravadas estão a da prisão de Lívia (Cláudia Raia) e a vingança das traficadas contra Russo (Adriano Garib).

O desfecho da história reserva poucas surpresas, com os vilões presos e os principais casais “felizes para sempre”. Pois bem, o casal protagonista Theo (Rodrigo Lombardi) e Morena (Nanda Costa) finalmente irá ter a felicidade completa. Mas antes o capitão viaja para a Capadócia para tentar resgatar sua filha Jéssica, que terá sido raptada pela quadrilha.

Quem ajudará no resgate será Zyah (Domingos Montagner). Depois de colherem pistas de onde a menina está, os dois a encontram num vilarejo. Os dois trocam socos com o sequestrador e pegam a criança. Depois, Theo e Morena voltam para o Brasil e o capitão diz que o pesadelo acabou. “Acabou, dona Lucimar! Acabou!, fala Theo para a sogra (Dira Paes).

Vilões
Os vilões, por sua vez, terão um final amargo. Após a boate turca sofrer uma invasão comandada por Helô (Giovanna Antonelli), todos serão presos. A derrocada de Russo começa quando ele se deixa seduzir por Jô (Thammy Miranda). Ao levá-lo para a cama, a agente vai rendê-lo. Antes de ser preso, no entanto, todas as meninas traficadas terão a chance de se vingar dele.

As moças vão dar uma surra no vilão, que chegará à prisão todo machucado. Irina (Vera Fischer), que também irá em cana, vai testemunhar contra ele para se vingar do mal que Russo lhe fez no passado (ter matado um grande amor dela).

Rosângela (Paloma Bernardi) também não terá redenção, apesar de a ruiva acertar suas contas com Morena. “Só quis sobreviver, só quis sair daquele depósito, só quis deixar de ser escrava, e a única porta que se abriu pra mim foi me aliar com eles! Me agarrei no que eu podia me agarrar”, justifica para a mocinha, que a deixará fugir. Mas Rosângela será presa assim que chegar ao Rio de Janeiro.

Já Wanda (Totia Meirelles) irá zombar da delegada até o último momento. Ao ser algemada, a bandida diz para Helô: “Quem é que sabe o amanhã?”. A chefona da máfia também irá em cana. Lívia vai conseguir fugir da boate, mas sua liberdade não vai durar muito. Helô a encontrará numa casa noturna de quinta no Leste Europeu, onde a vilã estará trabalhando como stripper.

Repercussão
A trama de Gloria Perez chega ao fim com o mérito de ter se recuperado na audiência, embora sua média geral tenha ficado em 33, 8 pontos (a menor dos últimos 10 anos). A novela que começou com 33 pontos de audiência alcançou média de 40 em sua reta final. O recorde, até aqui, foi de 47 pontos na segunda-feira passada, capítulo em que Morena deu uma surra em Lívia.

O fato é que a novela fez uma espécie de sucesso às avessas. A trama não sai da boca do público – e da crítica especializada – por seus inúmeros furos: como por exemplo na cena surreal em que Lívia mata Rachel (Ana Beatriz Nogueira) dentro de um elevador de um hotel de luxo. Ninguém entrou no elevador que desceu mais de sete andares e tampouco existiam câmeras no local.

A autora se defendeu de todas as críticas e, inclusive, afirmou que as pessoas estavam sendo pagas para falar mal de sua história. “Trollar novelas, panfletar para políticos, tem gente paga pra tudo isso: trollar Salve Jorge está rendendo 15 mil reais”, postou Gloria. “As pessoas vêem novela pra criticar, achar problema e defeito. Pobre de quem não consegue voar”, emendou.

Casais se acertam no fim da trama
Não há último capítulo de novela que se preze sem casamento, não é? Em Salve Jorge, trama das nove da Globo/TV Bahia, não será diferente. Helô (Giovanna Antonelli) e Stênio (Alexandre Nero) vão se acertar e casar outra vez. Uma das maiores cupidas do casal, a empregada doméstica Creusa (Lucy Pereira) é escolhida uma das madrinhas dos noivos. A festa acontece no fim do capítulo e reúne boa parte do elenco.

Mas não é só a “delegata” que vai se dar bem no final. Seu colega, Almir (Murilo Grossi) assume a paixão por Waleska (Laryssa Dias) e liga para ela na Turquia. A moça diz que está bem fazendo seus programas por conta própria e o policial diz que manda uma passagem pra ela viver com ele no Brasil. “Vou! Eu também penso à beça em você”, diz a garota, emocionada.

O delegado Ricardo (Alexandre Barros) vai engatar um romance com Maitê (Cissa Guimarães), que já começou a jogar seu charme para ele. Depois de muito insistir com Theo (Rodrigo Lombardi), Érica (Flávia Alessandra) será atropelada por Haroldo (Otaviano Costa) e os dois vão se apaixonar.

Mustafá (Antônio Calloni) e Berna (Zezé Polessa) também se acertam. Os dois têm uma discussão muito emocionante e a turca pede mais uma chance. “Eu achei que estava fazendo uma coisa boa pra criança! Não fui movida por nenhum sentimento de fazer mal. Me perdoa”, pedirá Berna. Também na Turquia, a paz chega à casa de Zyah (Domingos Montagner), que desiste de Bianca (Cléo Pires) e termina feliz ao lado de Ayla (Tânia Khalill).

Pescoço e Jô foram boas surpresas
Os protagonistas de Salve Jorge, novela das nove da Globo/TV Bahia, não tiveram boa repercussão com o público e com a crítica. Por outro lado, personagens secundários ganharam espaço e muitos surpreenderam. Pescoço (Nando Cunha) foi um deles.

Com ótima química nas cenas com Delzuite (Solange Badim) e Maria Vanúbia (Roberta Rodrigues), o malandro do Complexo do Alemão ganhou a simpatia dos telespectadores. Tanto que inicialmente o personagem iria se envolver com o tráfico de órgãos e a autora Gloria Perez mudou seus rumos. “O Fernando já foi embora há muito tempo. Depois que você faz um personagem de sucesso, você perde a identidade”, afirma o ator.

“Chegar aqui com o suor do meu trabalho, com o esforço da minha luta, pode ser uma referência para um jovem que está querendo começar. É possível, mas com muita luta”, comemora Nando.

Outra boa surpresa do elenco de Salve Jorge foi Thammy Miranda, que encarnou a policial Jô. “Estou muito orgulhosa de mim mesma. Não sabia que eu era capaz. Estou adorando gravar a novela”, afirma Thammy, cujo ponto alto foi sua transformação na dançarina Lohana, que se infiltrou na máfia.

“Tudo o que aprendi até hoje, de iluminação até como me comportar diante das câmeras, foi graças à Giovanna Antonelli. Ela que me ensinou”, elogia.

Giovanna, por sinal, apesar de ser velha conhecida do público, também foi um dos destaques da trama. Sua delegada Helô chegou a ser apontada pela crítica como a “verdadeira protagonista” por ser uma profissional competente, ícone fashion e compradora compulsiva. *Correio.