Após cerca de quatro meses fechado, em virtude do início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), neste sábado (1°), o Santuário Nacional de Aparecida, no interior do estado de São Paulo, realizou o primeiro fim de semana de celebrações presenciais.

Conforme as novas regras sanitárias para retomada gradual das atividades, o interior da Basílica que, em tempos “normais” chega a reunir 35 mil fiéis, teve o público reduzido a mil pessoas. No entanto, as demais atividades no local foram retomadas desde a terça-feira (28).

Agora, com a retomada das atividades, após a celebração de cada Santa Missa, a igreja é fechada para a limpeza e reaberta para as próximas.

Ademais, o espaço com o nicho onde está situada a imagem de Nossa Senhora segue aberto no fim de semana, das 5h até às 20h. O local é fechado ao longo do dia por 15 minutos para higienização.

No complexo, apenas a visitação à Imagem de Nossa Senhora, a Capela das Velas, a loja de velas e a Sala das Promessas estão abertas. Os demais espaços, turísticos e comerciais, permanecem paralisados.

Em março, quando começou a vigorar a determinação de isolamento social, apesar do decreto federal incluir igrejas como atividades essenciais para reabertura, a Justiça bloqueou a abertura do Santuário alegando risco de aglomeração e disseminação da Covid-19.

0 0 votos
Article Rating