Uma equipe técnica do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA esteve em São Francisco do Conde, na sexta-feira(13), para conhecer as áreas escolhidas e detalhes do projeto da prefeitura para a construção do Centro de Treinamento que deve abrigar uma das seleções que vão fazer jogos em Salvador, na Arena Fonte Nova.
A prefeita Rilza Valentim apresentou aos representantes do Comitê Organizador da Copa 2014 a proposta do município de construção de um moderno centro de treinamento composto por campos de futebol com medidas oficiais e de futebol society, arquibancada com acesso para cadeirantes, alojamentos para atletas e comissão técnica, vestiários, piscina aquecida, departamentos médico, de fisiologia e de fisioterapia, salas de musculação, de estudos, de entretenimento, de imprensa e administrativa.
, além de refeitório, rouparia e auditório.
Será uma das arenas esportivas mais completas do país, o que coloca São Francisco do Conde em condição especial entre as oito localidades baianas listadas pela Fifa para sediar um dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS).
A definição dos campos de treinamento oficiais sairá somente após o sorteio final da Copa, previsto para dezembro de 2013, mas a lista dos CTS que serão colocados à disposição das seleções será divulgada ainda no final deste ano.
Para construir o Centro de Treinamento de São Francisco do Conde, a prefeitura vai firmar uma Parceria Público Privada (PPP), o que permitirá maior agilidade no cumprimento do cronograma.
O projeto recebe o empenho pessoal da prefeita que anunciou que as obras devem começar em novembro.
Paralelo à construção do CTS estará sendo erguido no município o Eco Resort Cajaíba, na Ilha de Cajaíba, com objetivo de hospedar o público que virá para a Copa.
A prefeita de São Francisco do Conde vê na nova praça de esportes muito mais que um centro de treinamento para uma das seleções que disputarão a Copa de 2014.
“Este será um centro de formação de atletas, voltado para a nossa juventude, além de colocar nossa cidade no roteiro definitivo do esporte nacional, com possibilidade de abrigar outros eventos e competições locais, estaduais, nacionais e até internacionais”, avalia a prefeita.
Rilza Valentim diz que o município está se preparando bem para vencer essa disputa e ser escolhido como uma das sub-sedes da Copa na Bahia.
Segundo ela, “isso não representa simplesmente trazermos uma seleção para treinar aqui e sim a realização de um sonho para uma cidade que está em pleno desenvolvimento.
Ainda que não sejamos escolhidos já nos sentimos vitoriosos, porque entre tantas cidades brasileiras fomos pré-selecionados e tudo o que fizermos será utilizado futuramente pelos sanfranciscanos, principalmente a juventude”.
* Release