A saúde de Camaçari vai ganhar reforço com a chegada de mais 46 profissionais residentes. O resultado é fruto da parceria entre a Secretaria de Saúde (Sesau) e a Fundação Oswaldo Cruz/ Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (Fiocruz-Bahia), através dos Programas de Residência em Medicina da Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família.
Do total, 13 são médicos, 18 enfermeiras, nove dentistas, dois educadores físicos, dois fisioterapeutas e dois sanitaristas, que atuarão nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) Nova Aliança, Piaçaveira, Phoc III, Phoc CAIC e Parque das Mangabas, assistindo uma população superior a 35 mil pessoas.
O programa é uma especialização com duração de dois anos, que tem como proposta, especializar os profissionais a partir da inserção dos mesmos nas USF’s e fornecer aporte teórico, visando reorientar o modelo assistencial a partir da atenção básica, norteados pelos princípios do SUS e da Estratégia de Saúde da Família.
Além de médicos, enfermeiros e dentistas, educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas também compõem o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), e sanitaristas atuam no Apoio Institucional.
*Com informações da Ascom PMC.