De acordo com informações fornecidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), a pasta promoverá a partir da terça-feira (15/9) uma campanha de vacinação contra os vírus Influenza H1N1 e do Sarampo para os profissionais da Educação e demais servidores estaduais. A ação seguirá até a quinta-feira (17/9).
Segundo a SEC, dentro do grupo de colaboradores estaduais, podem receber as doses da imunização contra o Influenza H1N1 adultos, gestantes e idosos. Já a vacina contra o Sarampo, estará disponível para adultos entre 20 e 40 anos de idade.
A vacinação acontecerá entre 9h e 16h, no Posto de Atendimento ao Servidor (PAS), situado no subsolo da SEC (para os servidores do prédio sede). Também será realizada a aplicação das vacinas por meio de drive-thru, no estacionamento do órgão, nesse caso o procedimento é aberto para professores e trabalhadores da Educação da rede estadual de ensino e outros servidores do Estado.
A SEC alerta ainda que para ter acesso à vacinação, é preciso apresentar um documento de identificação funcional, a exemplo de crachá ou o RG junto com o contracheque.
A ação do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor será realizada por equipes do Distrito do Cabula – Beiru da Secretaria Municipal de Saúde e também está aberta a outros servidores do Estado.
“Conseguimos duas mil doses das vacinas e o nosso objetivo é ampliar a imunidade dos servidores e trabalhadores da Educação. No entanto, a aplicação também está aberta a outros servidores do Estado que desejam atualizar o calendário vacinal, enquanto as doses ainda estiverem disponíveis”, pontuou a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, destacando que quem já tomou a vacina do H1M1, este ano, não precisa tomar novamente.
São contraindicadas para estas vacinas pessoas que estejam apresentando febre nas últimas 24h e que tenham alergia a clara do ovo.
Por fim, a superintendente frisou que serão seguidos todos os protocolos de segurança previstos para ações de Saúde, neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), como a aferição da temperatura corporal e observância do distanciamento social.