O município de São Francisco do Conde está em processo de implantação do E-SUS, que é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica em Saúde para reestruturar as informações em nível nacional. A estratégia E-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS.
Para a implantação deste processo, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU convocou os Agentes Comunitários de Saúde – ACS que estão indo nas casas para recadastrar a população. A data final para o recadastro era até o dia 30 de maio, porém, o prazo foi estendido até o dia 05 de junho, próxima sexta-feira.
Para realizar o recadastro é necessário que o usuário tenha em mãos o cartão do SUS e identidade. Com estes dados em mãos, os agentes de saúde vão preencher a ficha de cadastro com o nome de todos da família. Caso a família perca o prazo final para o recadastramento deverá ir até a sua unidade de saúde (PSF), com um comprovante de residência para atualizar os dados. A não realização do recadastro implica na suspensão de alguns atendimentos de saúde e esse processo é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. Até o momento, apenas 37% das famílias do município se recadastraram.
O E-SUS é uma estratégia de qualificação da gestão de informação para ampliar a qualidade no atendimento à população. Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU solicita que a população receba seus agentes comunitários, tendo em mãos o cartão do SUS e identidade de todos os membros da família.