De acordo com a Secretaria da Saúde de Vitória da Conquista, no oeste da Bahia, a pasta recebeu denúncias que profissionais da área, que não fazem parte do grupo prioritário neste primeiro momento, burlaram documentos para receber a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) na cidade.
No cronograma estabelecido pela prefeitura, os primeiros profissionais a serem imunizados são os que lidam diretamente no combate à doença. Porém, segundo a denúncia, profissionais de redes hospitalares que não fazem parte dessa realidade teriam falsificado a declaração de trabalho para receber a vacina.
A secretaria frisou que não possui controle dos profissionais que trabalham dentro da rede hospitalar e que cabe a cada instituição a responsabilidade de enviar somente os profissionais que atualmente estão atuando na linha de frente.
O órgão municipal ainda enfatizou que os fatos foram apurados e cada instituição que enviou funcionários que não faziam parte deste grupo foi convocada para uma reunião na quarta-feira (20), onde foram feitas as notificações necessárias.
A secretaria não divulgou o nome da instituição, nem quais sanções irão sofrer a rede hospitalar e os profissionais que burlaram a documentação.
CoronaVac
As doses da vacina chinesa CoronaVac, que estão sendo aplicadas, chegaram em Vitória da Conquista na madrugada da terça-feira (19/1). Elas foram armazenadas na Rede de Frio do Núcleo Regional de Saúde da cidade.
No total, 15.726 doses foram enviadas para a localidade. Sendo que, destas, 4.040 ficaram na cidade e as demais foram distribuídas entre 74 municípios da região.