Na tarde desta terça-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, sul da Bahia, descartou o quadro de intoxicação pelo óleo no turista mineiro Anderson Gabriel, de 38 anos. A substância tem contaminado desde o final de agosto diversas praias do litoral do Nordeste.

Segundo informações do boletim apresentado, o diagnóstico inicial de Anderson é de queimadura de primeiro grau. Os exames realizados por ele não apresentaram alterações e as costas dele, região que aparece bastante vermelha nas fotos, apresentou um quadro de descamação.

Anderson foi internado na segunda-feira (4), no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, após um mal-estar que incluiu vômitos e náuseas. Anderson disse que caminhava sozinho na praia quando decidiu tomar um banho de mar. O turista ressaltou que ficou dentro da água por aproximadamente 40 minutos e quando saiu já sentia o corpo arder.

O coordenador da Vigilância em Saúde da cidade, Gleidson Souza, disse que a queimadura não tem relação com as manchas de óleo que atingiram a cidade. Ele disse também que o turista já apresentou melhora no quadro de mal-estar no decorrer desta terça-feira.

“No momento ele está com bom estado geral, orientado, sinais vitais normais. Sem sinal de intoxicação”, pontuou Gleidson.

As origem das queimaduras estão sendo apuradas, assegura o coordenador.

O turista seguirá em observação no hospital e vai passar por novos exames com vários especialistas.

Segundo caso suspeito

Anderson não foi o único a ficar sob suspeita de intoxicação pelo óleo. A secretaria de Saúde investiga também o caso da ativista ambiental Claudia Santana, que passou mal após trabalhar como voluntária recolhendo parte da substância nas praias do município.

Claudia Santana, ativista ambiental que ajudava como voluntária na limpeza do óleo nas praias de Ilhéus. (Foto: Reprodução / TV Santa Cruz)

Os resultados dos exames de Claudia ainda não foram divulgados. No caso dela os sintomas foram de dor de cabeça, dor no estômago e enjoo.

Entretanto, o caso de Anderson Gabriel é considerado isolado porque ele foi o único que teve manchas no corpo após banho de mar na região.

0 0 votos
Article Rating