No início da tarde desta segunda-feira (23), através de uma live no Facebook, o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino (Dinha) trouxe informações sobre as novas medidadas adotadas pelo município na prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), tendo em vista que, até o momento, o município não registrou nenhuma confirmação da doença.

Durante a transmissão ao vivo, Dinha solicitou que a enfermeira e secretária de saúde da cidade, Iridan Brasileiro, informasse sobre um óbito registrado na manhã desta segunda, cujo sintomas da paciente, segundo os familiares, são semelhantes aos provocados pelo coronavírus.

“Nosso boletim epidemiológico de hoje, graças a Deus, não temos nenhum caso confirmado de Covid-19. No nosso municípios, município, seguimos com aqueles dois casos suspeitos que estão em fase de leitura do exame coletado, que está no Laboratório Central do Estado [da Bahia – Lacen]. Mais cedo, eu falei com eles em relação a esses dois casos supeitos e, até o momento, não há nenhuma confirmação. No primeiro horário da manhã, nós recebemos uma pessoa já em óbito na nossa Unidade de Pronto Atendimento, a nossa UPA, né?! E conversando com a família, até para investigar qual seria a possível causa, a família nos relatou que ela tinha sintomas, sinais e sintomas característicos do coronavírus”, explicou Iridan.

Sobre as medidas adotadas para detecção da causa do óbito da paciente, a secretária pontuou:

“Isso nos fez tomar medidas, conforme os protocolos recomendam. Então, mais uma vez fizemos a coleta, mesmo essa pessoa já estando em óbito, a recomendação é fazer a coleta e encaminhar o material para o Laboratório Central e pedir agilidade dessa leitura, bem como o isolamento do corpo, e todas essas medidas foram tomadas, aguardando e cobrando do Estado o retorno desse resultado”, acrescentou.

Iridan alertou que, mesmo não havendo confirmação de nenhum paciente infectado pela Covid-19, a população não deve se descuidar e, com isso, seguir as orientações passadas pelos órgãos de saúde, sobretudo, as respectivas secretarias de saúde de cada município.

“Mais uma vez, o fato de não termos casos confirmados de Covid-19 não quer dizer que isso traga tranquilidade, não. Isso quer dizer que as medidas de isolamento social, elas devem ser reforçadas e ampliadas. Então, todas aquelas pessoas que puderem, devem estar em seus domicílios, dessa forma, a gente vai conseguir controlar, de fato, o adoecimento da população. Estaremos trazendo mais informações à respeito de qualquer situação que tenha mudado em relação ao Covid-19 no nosso município”, assegurou.

Vacinação contra Influenza

A secretária de Saúde de Simões Filho também aproveitou o momento para falar sobre a campanha de vacinação contra a Influenza, que nesse primeiro instante tem como público alvo os profissionais de saúde e os idosos.

“Acho que uma outra situação a ser falada nesse momento é a questão da vacinação contra a Influenza. Nós sabemos que os nossos idosos, eles tem uma vulnerabilidade maior, e que agora o público alvo do dia 23 ao dia 15 de abril serão os idosos e os profissionais de saúde. Nós já tomamos algumas medidas para que a gente possa vacinar amplamente o público alvo”, contou

Vacinação profissionais de saúde

“Os nossos profissionais de saúde estarão sendo vacinados nos próprios serviços que eles atuam. Então, assim, não traz aglomeração. Nas emergências, por plantão, e na atenção básica, gradativamente, na sala de vacina da própria unidade”, ressaltou.

Vacinação idosos

“Os idosos, todos serão vacinados dentro das suas casas. Para isso, nós montamos uma força tarefa, da Secretaria Municipal de Saúde, onde os idosos que tem agentes comunitários de saúde, que acompanham, vão estar sendo vacinados pelas euqipes nas suas próprias casas. E aí, nós fizemos uma programação, durante dois meses, tanto março quanto abril, que é a previsão para a vacina, os idosos vão estar sendo vacinados”.

A ordem de vacinação dos idosos foi dividida da seguinte maneira, conforme enumerou Iridan:

Segunda-feira: Pitanga de Palmares e Ponto Parada;

Terça-feira: Cia II, Góes Calmon, Aratu e Mapele

Quarta-feira: Km 30, Eucalipto, Pitanguinha e Palmares

Quinta-feira: Ilha de São João, Santo Antônio, Centro e Cristo Rei

Sexta-feira: Cia I

*”Para as áreas descobertas, aquelas pessoas que não tem o acomapanhamento dos agentes comunitários, e nem da Estratégia de Saúde da Família, deve ser agendado direto na vigilancia. Nós vamos ter lá uma equipe da saúde, não só pra ir vacinar esses idosos de áreas descobertas que não tem cobertura de agentes  comunitários, como também para dar uma atenção à saúde desses idosos. O telefone pra contato é o [71] 3296-1704, vai ter uma técnica da Vigilância Sanitária Epidemiológica recebendo todas essas chamadas e agendando todas as vacinas”, finalizou Iridan.

Assista abaixo a transmissão do prefeito:

0 0 votos
Article Rating