A operação montada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para o Carnaval 2013 resultou numa maior produtividade do trabalho policial. Este ano o número de policiais na festa foi aumentado e foi introduzido o serviço de exame de lesão corporal, que pode ser realizado diretamente nos postos instalados nos circuitos.

O trabalho resultou no aumento de alguns índices de registros de ocorrências policiais. O número de pessoas conduzidas para unidades policiais foi de 856, um acréscimo de 150,3% comparado a folia em 2012, que registrou 342 conduções. O número de prisões em flagrante nos três circuitos da folia foi de 144, um aumento de 94,6% comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram efetuadas 74.

A polícia ainda conduziu 323 pessoas às unidades policiais por uso e tráfico de drogas, um aumento de 115,3% comparado ao ano passado, quando 150 foliões foram flagrados consumindo ou vendendo drogas. Outro número que comprova a eficiência do trabalho da polícia baiana na maior festa a céu aberto do planeta é o de apreensão de armas de fogo e branca, que teve um aumento de 52,9% (26 em 2013 e 17 no ano passado).

Completando os índices de produtividade policial, foram lavrados 483 termos circunstanciados de ocorrência para quem cometeu crimes de menor potencial ofensivo. O aumento foi de 90,2%, já que em 2012 foram computados 254 TCOs.

Registros

Os principais registros se mantiveram estáveis comparados aos números de 2012. Apenas um homicídio foi computado, assim como no ano passado. Álvaro Alexandre Oliveira dos Santos, 25 anos, acabou baleado no circuito Osmar (Centro), na madrugada de sábado (9), por Thiago Adílio da Silva, 28, reconhecido e preso em flagrante por uma guarnição da Polícia Militar. As tentativas de homicídio também ficaram estáveis com cinco registros neste ano e a mesma quantidade em 2012. Desses registros quatro ocorreram no trajeto do Campo Grande e um no Barra/Ondina.

A polícia registrou ainda uma lesão corporal seguida de morte, ocorrida na madrugada de domingo (10), no circuito Dodô. Um desentendimento entre dois barraqueiros resultou em agressão com arma branca. Rafael Cruz da Silva, 24, foi rapidamente atendido e encaminhado ao Hospital Geral do Estado, onde passou por procedimentos cirúrgicos e, depois de algumas horas, faleceu.

Já o índice de lesão corporal teve um aumento de 10%, com 220 registros em 2013, contra 200 no ano passado. Foram contabilizados 121 no circuito Osmar, 97 ocorrências no percurso Barra/Ondina e apenas dois casos no Centro Histórico (Batatinha).

No quesito roubo (crime cometido com uso de violência) houve o aumento de apenas 1%, com 94 registros este ano, contra 93 em 2012. No circuito Osmar (Centro) foram 20 roubos, 71 entre a Barra e Ondina e três casos no circuito Batatinha (Centro Histórico). Os furtos subiram 15,3%, sendo 829 casos em 2013, contra 719 no ano passado. No Centro foram 104 casos, 717 no circuito Dodô (Barra/Ondina) e oito registros no Centro Histórico.

Polícia Militar

Mais de 20 mil policiais e bombeiros militares atuaram no Carnaval 2013 para garantir a segurança dos foliões em todo estado. O efetivo foi distribuído nos três circuitos oficiais (Batatinha, Dodô e Osmar), nos carnavais de bairro da capital, nas cidades do interior e Região Metropolitana de Salvador.

Durante o período da festa foram realizadas 521 conduções a delegacias. A Operação Folia e Paz intensificou o policiamento no entorno dos grandes circuitos, estações de transbordo e grandes corredores de tráfego. Nos seis dias de festa foram abordadas 11.284 pessoas, 216 pontos de ônibus e 1.293 veículos, entre carros, motos e ônibus, oferecendo mais tranquilidade ao folião na volta para casa. Já nas rodovias, o Batalhão de Polícia Rodoviária abordou 7.035 pessoas e 5.925 veículos, que resultou em 1.064 autos de infração expedidos.

Aos turistas que vieram curtir o Carnaval na capital baiana, a Polícia Militar disponibilizou um serviço 24 horas de acompanhamento turístico. Foram realizados 165 acompanhamentos, totalizando apoio a 3.685 turistas nacionais e estrangeiros.

Documentos recuperados

A PM monta anualmente um esquema diferenciado para garantir que o folião resgate seu documento de identificação perdido no período do Carnaval. Até o momento foram cadastrados 1.195 documentos perdidos e o cidadão pode verificar se o seu documento foi localizado acessando o site www.pm.ba.gov.br. Para resgatá-los, o folião deve comparecer no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Shopping Barra, a partir da próxima segunda-feira (18), das 8h às 18h.

Em Camaçari

polícia comemora homicídio zero durante o Carnaval

As polícias Civil e Militar de Camaçari comemoram o resultado de zero homicídio no município durante o período do Carnaval. De acordo com o policial civil Edvaldo Santana, do dia 06 ao dia 12, nenhum crime foi registrado na área de cobertura da 18ª Delegacia Territorial de Camaçari, sob a coordenação do delegado João Uzzum.

“Embora alguns policiais tenham sido deslocados para Salvador, o trabalho aqui foi intensificado com abordagens e até tentamos cumprir alguns madados de prisão, prova do nosso trabalho foi a prisão em flagrante de dois falsificadores de carteira de motorista”, declarou.