Durante entrevista nesta segunda-feira, 25, ao radialista Roque Santos, no programa Conectado, o comandante da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Simões Filho) Major Dias e  o secretário da Mobilidade Urbana do município, Jackson Bonfim, falaram sobre segurança pública e questões voltadas para o ordenamento da cidade.

Na ocasião, o secretário Jackson Bonfim pontuou que a questão da mobilidade urbana está diretamente ligada à segurança do município e enalteceu o trabalho em conjunto com a PM. “Temos certeza que agora com a aproximação da Polícia Militar e da Secretaria de Mobilidade Urbana vamos dar bons resultados para cidade”, disse.

Questionado sobre qual o principal fator responsável pelo crescimento da violência do município, o Major Dias afirmou que a desigualdade social, a irregularidade da distribuição de renda e o a filosofia do consumismo interferem diretamente no crescimento do problema. O comandante destacou ainda, que a participação da família, no que diz respeito a formação inicial e ensinamento de valores para o individuo.

O major também revelou que quando assumiu o cargo, uma de suas primeiras ações foi elaborar um plano de comando, onde foi traçado 12 objetivos, com metas e destacou os indicadores para que esses objetivos possam ser alcançados. Dentro desse planejamento, algumas ações contemplam crianças e adolescentes.

“Quando eu cheguei na cidade quis fortalecer um programa antigo da Polícia Militar, o Proerd, diante de tantas demandas envolvendo crianças e adolescentes, sejam por uso de álcool ou de drogas. Então a Polícia Militar tem feito rondas especificas em três turnos. Ainda não é o ideal. Esse trabalho precisa ser fortalecido, mas enquanto isso não acontece, nós pegamos o nosso efetivo ordinário e estabelecemos esse contato do policial militar com o diretor da escola”, explicou.

Ainda sobre crescimento de violência, o comandante pontuou também que o município de Simões Filho, cresceu de forma desordenada e sem planejamento. “ Quando você não faz um planejamento, não fiscaliza e não garante as necessidades básicas de convivência para um ser humano, consequentemente você paga o preço mais tarde”, falou.

Apesar dos diversos problemas, o comandante destacou que desde que assumiu a PM de Simões Filho o município, tem atingindo as metas pretendidas, no que diz respeito a redução do número de homicídios. Ele ainda acrescentou que plano é reduzir o número de casos em até 6%, que é a meta estabelecida pelo estado.

Sobre as dificuldades na área de mobilidade e no sistema de transporte da cidade, o secretário explicou que assumiu o cargo com o setor completamente desordenado e acrescentou que as leis do município que regem essa questão, estão completamente defasadas.

Questionado também sobre a atuação da pasta em casos de incêndios a transportes coletivos, que são cada vez mais reincidentes. Bonfim explicou que essa é uma questão de Segurança Pública a nível estadual e federal. “A gente é um órgão fiscalizador, para fazer cumprir os roteiros, os itinerários, mas não temos poder de polícia, Pra interferir nessa questão”, disse.

Ainda durante a entrevista, os convidados falaram sobre ações que precisam ser realizadas no município a fim de resgatar a cidadania da população e mudar as perspectivas da mesma. A entrevista completa pode ser acessada através do link https://www.facebook.com/search/top/?q=bahia%20no%20ar

0 0 votos
Article Rating