Em alusão ao Dia Nacional dos Surdos, comemorado no dia 26 de setembro, a prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), promoveu na manhã desta sexta-feira, 27, uma atividade – um passeio para alguns membros da Associação dos Surdos de Camaçari (Ascam), para o Projeto Tamar, em Arembepe, na Costa de Camaçari.

De acordo com o gerente de Serviços para Pessoas com Deficiência, João Rosendo, a iniciativa teve o intuito de inclusão dessas pessoas. “O nosso objetivo foi trazer mais inclusão para esse público. Muitos deles não tinham acesso ao mar, ao Projeto Tamar, e essa foi uma oportunidade que nós encontramos de trazer esse momento para eles. E é muito gratificante pra gente, saber que esse público reconhece que há uma gerência, uma Secretaria que se preocupa com esse processo de inclusão deles”, salientou.

Para a gestora da Sedes, Andréa Montenegro, foi um momento muito emocionante. “Me sinto muito feliz em participar de uma ação como essa. Trouxemos esse grupo hoje como forma de celebrar o Dia Nacional dos Surdos, que foi comemorado ontem, e dar a eles esse sentimento de pertencimento do nosso município, de poder conhecer melhor a nossa cidade e o que ela nos oferece quando o assunto é natureza”, destacou.

Feliz em poder acompanhar o filho em mais um momento especial, Maria Cleide, mãe de Vinícius, 24 anos, portador de deficiência auditiva desde pequeno, fez questão de parabenizar a gestão pela iniciativa, e reforçar a importância da família nessas atividades. “Agradeço a Deus por esse momento, e pelo meu filho. Pra gente cuidar de uma pessoa com deficiência precisamos ter muito amor. Por isso, eu faço questão de estar sempre presente em tudo que o envolva. Eu achei essa manhã aqui muito boa. É disso que eles precisam, acolhimento e inclusão”, enfatizou.

Emocionada por pela primeira vez ter acesso ao Projeto Tamar, a presidente da Associação dos Surdos de Camaçari (Ascam), Ester Militão, falou da sua satisfação. “Aqui é muito legal. Eu nunca tinha visto isso aqui. São vários tipos de tartarugas. É importante conhecer as espécies e suas histórias. Foi muito, muito lindo!”, avaliou.

0 0 votos
Article Rating