Durante discurso em um encontro com investidores, na sexta-feira (31), o presidente do Equador, Lenín Moreno, destacou que as mulheres só reclamam de assédio quando o ato é feito por “uma pessoa feia”.
“Os homens são constantemente sujeitos a acusações de assédio. Vejo que as mulheres frequentemente denunciam assédio, é verdade, é bom que o façam, mas às vezes vejo que estão com raiva dessas pessoas feias”, afirmou Lenín, segundo reportagem do G1.
Ainda de acordo com Moreno, quando a pessoa é “bem apresentada”, o público feminino não enxerga certas atitudes masculinas como assédio.
“Se a pessoa é bem apresentada, de acordo com os padrões, ela geralmente não pensa necessariamente que é um assédio. Já no caso da minha idade, não seria assédio, seria ocaso sexual”, acrescentou.
Após as declarações, com auxílio das redes sociais, Moreno pediu desculpas.
“No meu comentário sobre assédio, [eu] não pretendia minimizar um assunto tão sério como violência ou abuso. Peço desculpas se foi entendido dessa maneira. Rejeito a violência contra as mulheres em todas as suas formas!”, escreveu.