Com objetivo aumentar o estoque na unidade do Hemocentro da Bahia (Hemoba) de Camaçari, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) lançou a campanha “A Sedes doa vida. A Sedes doa sangue”.

A ação, que segue até o dia 28 de maio, conta com o envolvimento voluntário de servidores públicos e colaboradores da pasta, que se disponibilizem a ajudar tantas pessoas que nesse momento precisam de uma doação, em uma corrente de solidariedade diante de estoques tão baixos.

Para a gestora, Reni Oliveira, o momento é delicado e pede a solidariedade daqueles que queiram participar. “Nós estamos vivendo neste último ano com a pandemia, um momento complicado nos hospitais, a gente sabe que a demanda aumentou e que o número de doações caiu muito em toda Bahia”, disse.

De acordo com Ariane Santos, assistente social do setor de captação do Hemoba Camaçari, a ação é extremamente positiva. “Essa iniciativa é de muita valia, pois, além de incentivar os servidores da secretaria, acaba incentivando outros setores da sociedade e até mesmo da prefeitura a se sensibilizarem com a causa e realizar a campanha de doação de sangue. Estamos vivendo um momento muito delicado”, salientou.

Quem pode ser doador

Pessoas entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade, sendo que a primeira doação dever ter sido feita antes dos 60 anos, podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Candidatos com idade entre 16 e 18 anos incompletos deverão estar acompanhados pelo responsável legal. Não é recomendado a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Em Camaçari, os atendimentos são realizados às segundas-feiras, das 13h às 16h; terça, quarta e quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h; e sexta-feira, das 8h às 12h, ou por agendamento por meio do telefone (71) 3644-4252 ou através do site da Hemoba. Uso de máscara e documento de identificação são obrigatórios.

0 0 votos
Article Rating