A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta quinta-feira, 06, o registro de 572 casos de Chikungunya no estado. O município com mais pacientes da doença é Feira de Santana, com 419. Salvador por sua vez, registrou apenas dois casos..
A segunda cidade mais afetada pela doença no estado é Riachão do Jacuípe, com 148 casos confirmados. Alagoinhas, Cachoeira e Amélia Rodrigues têm um caso confirmado cada. Ao todo, a Sesab tem registrados até esta quarta-feira (5) 1613 casos suspeitos desde o início do ano em 51 municípios.
Ainda de acordo com a secretaria, a suspeita é que nos casos registrados em Salvador, Cachoeira e Alagoinhas os pacientes contraíram a doença em Feira de Santana.
O último boletim da Secretaria de Saúde de Feira de Santana, divulgado na última terça-feira (4), indica que apenas na cidade existem 1.175 casos suspeitos da doença. Os casos com suspeita da doença estão em sua maioria na faixa etária que vai de 35 a 49 anos, com predominância do sexo feminino, que tem 66,30% deles.
Os principais sintomas da febre do Chikungunya são febre de início súbito maior que 38,5º, dor intensa nas articulações acompanhada de inchaço. Pessoas que passaram por áreas com alto índice de casos da doença devem prestar ainda mais atenção.