A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) identificou 65 reagentes positivos em testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis em Salvador e Porto Seguro.

Segundo o órgão, foram oito confirmados para HIV, dois para hepatite B, três para hepatite C e 45 para sífilis. No total, mais de 2,7 mil testes rápidos foram realizados. “Fazemos os testes e damos o aconselhamento. Em caso positivo, a pessoa atendida já sai com a consulta agendada. Sendo negativo, reforçamos a importância da prevenção”, afirmou a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids da Sesab, Maria Aparecida Rodrigues.

Ela ressalta ainda que os testes rápidos para sífilis e hepatites B e C são de triagem, necessários exames confirmatórios. Além dos diagnósticos de DSTs, as unidades de pronto atendimento da rede estadual de saúde contabilizaram, até 18h desta segunda-feira (27), um total de 97 atendimentos relacionados ao Carnaval.

A unidade com maior número de ocorrências é o Hospital Geral do Estado (HGE), com 57 notificações, sendo 47 vítimas de agressão física, 14 de agressão por arma de fogo, 10 por queda, nove por intoxicação exógena, cinco por complicações por doença pré-existentes, três por exposição ao fogo, três por arma branca, dois por ferimento acidental e um por agressão sexual.

0 0 votos
Article Rating